Entre turnos: diálogo com Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.

Entrevista a Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr.

Autores/as

Palabras clave:

Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.;, performance, reperformance, crítica institucional, arte e trabalho

Resumen

O texto, entrevista realizada aos artistas Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr.,  aborda a ativação do trabalho Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. como reperformance no ambiente acadêmico sob o título Jovane e Jomi Segurança Acadêmica Amadora e Júnior (EMBAP/UNESPAR).  Evidenciando estruturas de poder, regimes de visibilidade e naturalizações institucionais, a performance tensiona a presença de corpos marginalizados em espaços de arte. Amador e Jr. discutem como sua experiência como trabalhadores da arte informa a crítica que realizam, mais próxima da vivência do que da teoria. Nesse sentido, discute-se a relação da ação com a crítica institucional contemporânea, evidenciando contradições laborais, inclusive em eventos como a Bienal de São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sarah Duarte, UNESPAR

Sarah Marques Duarte é professora colaboradora do Bacharelado em Artes Visuais na Universidade Estadual do Paraná; professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Lenguajes Artísticos Combinados na Universidad Nacional de las Artes; doutora em Artes Cênicas pela Universidade Fedela da Bahia, mestre em Lenguajes Artísticos Combinados, pela Universidad Nacional de las Artes, bacharel em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Duarte, S., Miguel Santana, J., Bido Arduino, G., Gonzaga Amador, A., & Jr. , J. (2025). Entre turnos: diálogo com Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. : Entrevista a Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 24(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/58972