A casa entre a história e a literatura
Palabras clave:
Casa, História, Literatura, Conto, Machado de AssisResumen
O estudo concentra-se na arquitetura, particularmente a casa, elegendo a literatura como fonte de reflexão, em conexão com a história. Na escolha de um objeto de estudo como a casa sabe-se de antemão as dificuldades que serão encontradas para o seu esquadrinhamento diante da disciplina histórica, impondo uma diversidade das fontes, entre as quais a literatura. Sem aprofundar as questões que envolvem as fronteiras entre a história e a literatura, recorre-se ao segundo gênero por vislumbrar a possibilidade de entender a casa por meio da construção discursiva de um autor, que transporta para o seu texto o imaginário e as experiências de um tempo. O conto A casa velha de Machado de Assis tem a peculiaridade de ter o seu enredo desenvolvido em uma morada, permitindo o escrutínio dos seus espaços, do morar e da sociedade brasileira do século XIX.
Descargas
Citas
AGUIAR, Flávio; MEIHY, José Carlos Sebe; VASCONCELOS, Sandra Guardini (Orgs). Gêneros de fronteira. Cruzamento entre o histórico e o literário. São Paulo: Xamã, 1997.
ALENCAR, José. Sonhos d’ouro. São Paulo: Ática, 1991.
_____. Lucíola. São Paulo: Ática, 1991.
_____. O guarani. 20ª ed. São Paulo: Ática, 1996.
ALENCASTRO, Luiz Felipe de (Org.). História da vida privada no Brasil: Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ANDRADE, Ana Luiza (Org). Machado de Assis – Casa velha. Chapecó: Grifos, 2000.
ASSIS, Machado de. Relíquias da casa velha. São Paulo: Globo, 1997. (Obras completas de Machado de Assis).
ASSIS, Machado de. Casa Velha. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/ Acesso: agosto 2024. Domínio público.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2a ed. São Paulo: Cultrix, 1975.
BOUTIER, Jean, JULIA, Dominique(orgs). Passados recompostos. Campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ; Ed. FGV, 1998.
CAMILOTTI, Virginia, NAXARA, Márcia Regina C., História e literatura: fontes literárias na produção historiográfica recente no Brasil, História: Questões & Debates, Curitiba, n. 50, p. 15-49, jan./jun. 2009. Editora UFPR.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. Estudos de teoria e história literária. 5a ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional,
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 4a ed. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1968.
DE DECCA, Edgard. Literatura, modernidade e história: um olhar estrangeiro sobre o mundo colonial. In: LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra Jatahy (Orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: UNICAMP, 1998.
FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. 34a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
_____. Sobrados e mocambos: introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil. 9a ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
_____. A casa brasileira. Rio de Janeiro: Grifos, 1971.
GLEDSON, John. Machado de Assis: ficção e história. Tradução de Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GRAEFF, Edgard Albuquerque. Arquitetura erudita e arquitetura popular. S/d. Mimeo.
LEENHARDT, Jacques, PESAVENTO, Sandra Jatahy (Orgs). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Ed.Unicamp, 1998.
LEMAIRE, Ria. Discurso histórico, narrativa literária: cruzamentos e encontros intrigantes. In: LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra Jatahy (Orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: UNICAMP, 1998.
LEMOS, Carlos A C.. História da casa brasileira. São Paulo: Contexto, 1989.
LUKÁCS, György. O Romance Histórico. Tradução de. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARCO, Valéria de. A perda das ilusões. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
MOTT, Luiz. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e o calundu. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe de (Org.). História da vida privada no Brasil: Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
OLIVEIRA, Adriana Mara Vaz de. Uma ponte para o século XIX: um estudo da casa meiapontense. Goiânia: Agepel, 2001.
PEREIRA, Lúcia Miguel. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Casa Velha. São Paulo: Martins; INL, 1972.
PESAVENTO, Sandra Jatahy A contribuição da história e da literatura para a construção do cidadão: a abordagem da identidade nacional. In: LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra Jatahy (Orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998, p. 17-40.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano – Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Ed.Universidade/UFRGS, 1999. p.16.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 5a ed. São Paulo: Perspectiva, 1983.
ROLAND, Ana Maria. Comentário, Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n.26, p.239-241, 1997. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat26_m.pdf. Acesso: setembro, 2024.
RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira. Dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 1995.
SILVA, Maria Beatriz Nizza. Cultura e sociedade no Rio de Janeiro(1808-1821). São Paulo: Ed. Nacional; Brasília: INL, 1977.
_____. Vida privada e quotidiano no Brasil na época de D.Maria I e D.João VI. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.
SOUZA, Laura de Mello e (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.