AS VEIAS ABERTAS DE BRUMADINHO: REFLEXÕES SOBRE O LOCAL-GLOBAL EM INHOTIM

Autores/as

  • Sabrina Marques Parracho Sant'Anna

Resumen

Na narrativa oficial, o Museu de Inhotim começou a ser concebido por Bernardo de

Mello Paz a partir de meados da década de 1980. Construída dentro fazenda do cole-
cionador como instituição sem fins lucrativos, a fundação foi aberta em 2006 e apre-
senta hoje uma das mais importantes coleções privadas de arte contemporânea em

âmbito internacional. Do ponto de vista deste artigo, importa entender a relação en-
tre o projeto de instituição internacional e uma fazenda encravada numa cidade de

38.000 habitantes, espaço simbolicamente marcado pela experiência local, mas tam-
bém pela relação com a mineração, pelo passado escravista e pela produção de com-
modities para o mercado internacional na periferia do capitalismo.

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Sant’Anna, S. M. P. (2023). AS VEIAS ABERTAS DE BRUMADINHO: REFLEXÕES SOBRE O LOCAL-GLOBAL EM INHOTIM. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 22(1), 153–166. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/52112

Número

Sección

Artigos