OS TECIDOS E O DECORATIVISMO DA ARTE DE MATISSE: UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA PARA COMPREENDER O PERCURSO DA PRODUÇÃO PLÁSTICA DO ARTISTA

Autores/as

  • Rui Gonçalves Souza

Resumen

O artigo apresenta as experimentações e inquietações plásticas de Henri Matisse ao utilizar

de tecidos, seja como linguagem, seja como tema, em sua pintura, no intuito de propor ino-
vações estéticas quando os artistas lutavam por uma autonomia do campo da arte, contra

um sistema de arte acadêmico. Para compreender as transformações por ele realizadas na

arte moderna, ao utilizar padronagens têxteis para trabalhar a tensão entre meios decora-
tivos e fins não decorativos, também, para estruturar uma arte de superfície pura, fui bus-
car o suporte no conceito de habitus da sociologia de Pierre Bourdieu. Habitus no sentido

das ações dos indivíduos determinadas pelas suas experiências passadas, funcionando
como matriz de percepções. No caso de Matisse, se refere a educação visual adquirida na
sua infância e juventude na sua cidade natal, enriquecida por suas pesquisas etnográficas.

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Souza, R. G. (2023). OS TECIDOS E O DECORATIVISMO DA ARTE DE MATISSE: UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA PARA COMPREENDER O PERCURSO DA PRODUÇÃO PLÁSTICA DO ARTISTA. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 22(1), 120–139. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/52110

Número

Sección

Artigos