PRAÇA DO RELÓGIO

passado, presente e expectativas futuras

Autores/as

Palabras clave:

Praça do Relógio, espaço, lugar, vivências, vegetação, informação estética

Resumen

Este artigo visa a apresentar o projeto artístico em desenvolvimento realizado por membros do GP_ADMD - Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais (https://www.gp-admd.net/), intitulado “Praça do Relógio: Passado, Presente e Expectativas Futuras”. Este projeto tem como objetivo representar traduções visuais de dados quantitativos e qualitativos a respeito da Praça do Relógio, situada na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO - USP). Os dados coletados relativos à quantidade de árvores existentes na Praça do Relógio em dois momentos da sua história e os referentes à maneira como pessoas que conhecem a Praça se relacionam com ela e com sua vegetação foram poeticamente traduzidos e materializados por meio da simulação e/ou fabricação digitais. Em primeiro lugar, exporemos um breve panorama histórico acerca da Praça do Relógio da Cidade Universitária “Armando Salles Oliveira” da USP; em segundo, daremos a conhecer a localização do projeto, a sua diretriz operacional, a forma de tratamento dos dados, sua construção poética e suas possibilidades de apresentação. Por fim, faremos uma discussão acerca de como os dados obtidos reiteram (ou não) a ideia de a Praça do Relógio se caracterizar como um “lugar” e como a tradução poética amplia a construção de imaginários possíveis.

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Biografía del autor/a

Monica Tavares, Universidade de São Paulo - USP

Possui Livre-Docência pela ECA-USP (2012); pós-doutoramento pela Penn State University (2009) e pela Cornell University (2014); doutorado em Artes pela USP (2001); mestrado em Multimeios pela UNICAMP (1995); e graduação em Arquitetura pela UFBA (1982). Atualmente, é Bolsista PQ 2 (CNPq) e Professora Senior da ECA-USP. É líder do Grupo de Pesquisa em Artes, Design e Mídias Digitais (GP_ADMD-CNPQ-ECA). Tem experiência em Artes Visuais, Design, Comunicação Visual e Representação Gráfica com foco nos Estudos dos Meios Digitais.

Eduardo Colli, Universidade de São Paulo - USP

Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Matemática pelo IMPA (1996). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, particularmente em dinâmica unidimensional e em baixas dimensões. Atualmente é professor livre-docente no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Dedica-se a atividades ligadas à divulgação da Matemática, destacando-se a direção da Matemateca, do IME/USP.

Juliana Henno, Universidade de São Paulo - USP

Doutora e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Graduada em Desenho Industrial, com habilitação em programação visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É pesquisadora na área de arte, design e mídias digitais e investiga a relação entre as práticas criativas e os meios digitais de produção. Coordenou por três anos o PortoFabLab do Espaço Cultural Porto Seguro, laboratório onde se promovia a correlação entre a produção artística e a experiência estética, criando um diálogo intrínseco entre arte, inovação e novas tecnologias. Atualmente é vice-líder do grupo de pesquisa GP_ADMD da ECA-USP.

Citas

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Publicado

2023-05-22

Cómo citar

Tavares, M., Colli, E., & Henno, J. (2023). PRAÇA DO RELÓGIO: passado, presente e expectativas futuras. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 269–292. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48471

Número

Sección

Dossiê - #21.Art