ONÍRICA

experimentos poéticos e estéticos

Autores/as

  • Carlos Corrêa Praude Universidade de Brasília - UnB
  • Rita de Almeida Castro Universidade de Brasília - UnB
  • Felipe Castro Praude

Palabras clave:

arte e tecnologia, vídeo-performance, corpo

Resumen

O artigo relata as práticas realizadas pelo coletivo Canto das Ondas, no processo criativo da exposição Onírica, a qual explora intersecções entre a arte computacional, a paisagem sonora e a performance. O trabalho procura demonstrar como as imagens poéticas podem se materializar em obras nessas formas de expressão e busca fomentar a reflexão sobre a hibridização entre linguagens (poesia, arte computacional, performance, arte visual, paisagem sonora e vídeo) e seus possíveis desdobramentos. Da mesma forma, o trabalho fundamenta- se na prática artística, a qual consiste na realização de performances, orientadas por fragmentos poéticos do poeta Manoel de Barros, tendo como cenário, em um campo, ambiente virtual imersivo e interativo com imagens geradas por meio do programa Onírica e, em outro, interação com a própria natureza. As ações performativas desdobram-se em vídeos que registram a mistura entre mídia digital e corpo em cena, com o intuito de propiciar ao outro uma abertura para tempos dilatados de apreciação estética, com um potencial de acionamento de universos oníricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Corrêa Praude, Universidade de Brasília - UnB

Pesquisador e artista computacional. Realizou pós-doutorado (2019), doutorado (2015) e mestrado (2010) em Arte e Tecnologia no Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília. Foi contemplado nos programas: Rumos Itaú Cultural 2019-2020, 7o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia (2007), Itaú Cultural Rumos Cibernética (2006) e Festival do Minuto (2006).

Rita de Almeida Castro, Universidade de Brasília - UnB

Atriz, diretora, antropóloga e pesquisadora. Professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Coordenadora do Grupo de pesquisa Poéticas do Corpo e do grupo Teatro do Instante. Realizou pós-doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP; doutorado em antropologia na Universidade de São Paulo. Publicou artigos, livros e participou de várias obras cênicas e fílmicas.

Felipe Castro Praude

Músico, compositor, sound designer e produtor musical.

Citas

BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

CASTRO, Rita de Almeida. Ser em cena, flor ao vento: etnografia de olhares híbridos. Brasília: Editora UnB, 2012.

GREINER, Christine. Fabulações do corpo japonês e seus microativismos. São Paulo: n-1 Edições, 2017.

LASZLO, Ervin. A plenitude do cosmos: a revolução Akáshica na ciência e na consciência humana. São Paulo: Cultrix, 2018.

PAIS, Ana. Ritmos afectivos nas artes performativas. Lisboa: Edições Colibri, 2018.

PRAUDE, Carlos Corrêa. Arte Computacional e Teoria Ator-Rede: actantes e associações intersubjetivas em cena. 247 páginas. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Arte. Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

Publicado

2023-05-22

Cómo citar

Corrêa Praude, C., de Almeida Castro, R., & Castro Praude, F. (2023). ONÍRICA: experimentos poéticos e estéticos. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 238–249. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48469

Número

Sección

Dossiê - #21.Art