MÁQUINA DE GUERRA E DOS DESEJOS

Autores/as

  • Valzeli Sampaio Universidade Federal do Pará - UFBA

Palabras clave:

Mangueira Desejo, intervenção artística, realidade aumentada, sítio específico, máquina de guerra

Resumen

Este texto se depara com este momento contemporâneo e seus avatares em tecnologias emergentes: plataformas digitais, big data, manufatura aditiva, robótica avançada, aprendizado de máquina e internet das coisas, em contraponto, a existência de sociedades alheias ao movimento singular do capitalismo tardio e de plataforma. O trabalho de arte Mangueira Desejo se debruça sobre a instauração de corpos mutantes por intermédio da tecnologia móvel. A difusão de aparelhos móveis de comunicação aponta para a integração do padrão de vida nômade, e indicam que o corpo humano se transformou em um conjunto de extensões ligadas a um mundo cíbrido, interconectado por redes e sistemas on e off line. O projeto Mangueira Desejo cria um dispositivo desejante, uma máquina de desejos que possibilita um outro modo de ver e estar com as mangueiras de Belém, buscando integrar a vida cotidiana às reflexões sobre arte, lazer e vida urbana. O projeto desenvolve espaço topográfico que se inicia nas árvores e se ramifica nos habitantes da cidade, e nos interatores na internet, desenhando um topos de aspirações cotidianas, sejam elas de cunho pessoal, coletivo (local e/ou global), político e ambiental, incitando seus usuários a se refletirem na cidade como agentes-cidadãos com voz por intermédio das mangueiras. O projeto de intervenção e site specific atua no contexto da tecnologia, e busca refletir a relação sinérgica do homem e os objetos técnicos.

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Biografía del autor/a

Valzeli Sampaio, Universidade Federal do Pará - UFBA

Artista visual, produtora e curadora independente. Tem experiência na área de produção, pesquisa e crítica em Artes, com ênfase em arte contemporânea, design enovas mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura visual, processo de criação, semiótica, novas mídias, poéticas e performances digitais, video e artecontemporânea. Desenvolve pesquisa intitulada "Territórios Hibridos" sobre as relações de hibridação nos processos criativos contemporâneos. Coordena Grupo de Estudo"Territórios Híbridos", que reune estudos sobre "Zonas de Resistência na arte contemporânea" e estudos e desenvolvimento de poéticas digitais no "Laboratório deExperimentação Eletrônico Digital - LEED". Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Pós-Doutorado em Poéticas Digitais (ECA/USP). Atualmente éprofessora adjunto da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA). Professora do Mestrado em Artes do ICA.Membro do Conselho Acadêmico e Editorial da Revista Eletrônica Art& (http://www.revista.art.br) e da Revista Concinnitas (http://www.concinnitas.uerj.br/)

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Publicado

2023-05-22

Cómo citar

Sampaio, V. (2023). MÁQUINA DE GUERRA E DOS DESEJOS. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 214–226. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48443

Número

Sección

Dossiê - #21.Art