ARTE TECNOLÓGICA, ECOLOGIA, CONSUMISMO E PENSAMENTO CRÍTICO

Desejos, realizações e polissemias em literacias multiculturais

Autores/as

Palabras clave:

estética sensorial, educação através da arte, arte e tecnologia, arte transdisciplinar, multiculturalismo

Resumen

O presente manuscrito discute aspectos de natureza interativa multicultural acerca de ações
e processos de integração entre as artes tecnológica, midiática, manuais e de reciclagem, ocorridos
em uma série de workshops que foram realizados em escolas públicas e privadas, centros culturais e
aldeias indígenas por nove países em cinco continentes no período de 2012 a 2019. Sob a temática
"Árvore dos Desejos" ("The Wishing Tree"), inspirada no folclore japonês (Tanabata Matsuri) e indiano
(Kalpa Vriksha,), instalações sensoriais foram produzidas de modo coletivo que envolveram recursos
e habilidades artísticas apresentados e disponíveis em cada uma delas. Além de promover uma
metodologia multidisciplinar que se soma à construção da Educação Através da Arte, esta revisitação
multimídia aos folclores asiáticos nos levaram a propor ainda uma alusão sobre "desejos já realizados",
provocada durante a transformação de resíduos recicláveis em obras de arte, com o objetivo fomentar
reflexões acerca da promoção do anticonsumismo - que se faz urgente nos dias de hoje - através de
experiências que são ao mesmo tempo críticas e afetivas. Durante as realizações, pudemos observar
diferentes e "não previstas" atitudes interativas de alguns dos grupos participantes aos processos
desencadeados por estas instalações desde o início da construção, uma potente natureza crítica
espontâneas no âmbito de suas reflexões e soluções criativas. Pontuações estas aqui revisitadas e
brevemente analisadas sob o espectro de uma construção espontânea de um pensamento crítico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Cesar S. Teles, Instituto de Artes - UNICAMP

Midiartista, Graduado em Rádio e Televisão (UNESP 1992), Mestre em Multimeios (UNICAMP,
2001), Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2009), com Pós-Doutorado pela Escola
de Comunicações e Artes da USP (2015). Professor do Instituto de Artes (IA) desde 2011, atua
nos programas de Pós Graduação em Artes Visuais (IA) e em Divulgação Científica (Labjor); no
curso de Especialização em Design Gráfico e nos cursos de graduação em Artes Visuais e
Comunicação Social - Midialogia. Com mais de trinta anos de atuação, realiza instalações
sensoriais multimídia e suas atuais produções e pesquisas se vertem aos campos da arte
tecnológica; dos processos interativos em mídias emergentes; da linguagem audiovisual; da transcultura; e da educomunicação inclusiva e multiplataforma através da Arte, tendo
recebido premiações no Brasil e no exterior. É também coordenador do Grupo de Pesquisa
ARTME (Arte, Tecnologia e Meios Emergentes).

Citas

AHUJA, SC; AHUJA, Siddharth; AHUJA, Uma. Coconut – History, Uses, and Folklore. In: Asian Agri-History Vol. 18, No. 3, 2014. pp. 221–248.

APPADURAI, Adjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. (Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 1996

DIZIKES, Peter. On Twitter, false news travels faster than true stories. MIT News, 8 mar. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/3fEfUeD >. Acesso em: 20/10/2022.

GANESHAN S. et al. Sustainable utilization of Indian tropical plants for medicinal/aesthetic/religious/spiritual/other purposes based on traditional knowledge). In: KERALA University. Sustainable Utilization of Tropical Plant Biomass. 2014. pp. 23 - 28.

GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.

HAUSER, Arnold, História social da Arte e da Literatura, Álvaro Cabral. Sao Paulo: Martins Fontes, 1994.

HIRATSUKA, Lúcia. Tanabata. Vídeo digital. São Paulo, Japan House, 2020.Dispnível em: https://www.youtube.com/watch?v=ouQ5jyilsHU Acessado em 20/11/2022.

ISSBERNER Liz-Rejane and LÉNA, Philippe. “Anthropocene: the vital challenges of a scientific”, In The UNESCO Courier, Vol. 02, 2018 (UNESCO Digital Library, 2018. Disponível em: http://https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261901 Acessado e, 28/10/ 2022.

JANSEN, Eric. Arts with the brain in mind. Association for Supervision and Curriculum Development. Alexandria: V/A, 2001.

KEBBE, Victor. Espíritos e divindades em festa: algumas leituras sobre cultura japonesa e okinawa em São Paulo. In TOYANSK, Marcos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação No. 12, 2021. pp. 141 - 160.

KRISHNA, Nanditha; AMIRTHALIGAM, M. Sacred plants of India. Melbourne: Penguin Books, 2014.

LEOPOLDSEDER, Hannes; SCHÖPF, Christine; STOCKER, Gerfried. Arte Eletrônica Indígena. In: Cyberarts 2019. Berlin: Hatje Cantz, 2019. pp. 200 - 201.

LITTLE, Stephen . ISMS - Understanding Art, trad. Douglas Kim. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 2010.

OLIVEIRA, João e DEL VECHIO, Gustavo. Fake News e desinformação: a falta de senso crítico na disseminação de notícias pelo universo on-line. In: Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, Volume 8, Número 1, 2021 (ISSN 2525-7471)

RAGENDRAN, Abhilash. Symbolism Of Kalpavriksha – The Wish fulfilling Tree In Hinduism

Publicado

2023-05-22

Cómo citar

S. Teles, P. C. (2023). ARTE TECNOLÓGICA, ECOLOGIA, CONSUMISMO E PENSAMENTO CRÍTICO: Desejos, realizações e polissemias em literacias multiculturais. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 31–52. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48417

Número

Sección

Dossiê - #21.Art