LUTAS PELA DECOLONIZAÇÃO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO
Resumen
A América Latina - e especialmente o Brasil - está condenada ao colonialismo cultural há séculos, embora tenhamos uma história de constantes lutas pela emancipação, liberdade de criação e busca de reconhecimento internacional. No Brasil, podemos construir nossa história da arte a partir das lutas artísticas em busca da decolonialidade e assim instituir nossa cronologia sem nos submetermos a classificações e tipologias europeias. Faço com meus alunos, como um exercício, rastrearem a nossa História da Arte do ponto de vista da Descolonização/Decolonização1 desde o início do século XX. Cada
movimento descolonial da Arte no Brasil gerou abordagens metodológicas direcionadas ao seu ensino.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e Pratica da Educação Artística. SP: Cultrix, 1975.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. SP: Editora Perspectiva, 1991
BARBOSA, Ana Mae e CUNHA Fernanda Pereira da. Abordagem Triangular nas Artes e nas Culturas Visuais. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae e AMARAL, Vitoria. Mulheres não devem ficar em silencio. São Paulo: Editora Cortez , 2019
ECA-USP. Programa da Semana de Arte e Ensino, setembro, 15/19 de 1980
FINKELPEARL, Tom (Org.). Dialogues in Public Art. Cambridge: MIT Press, 1999, 25 artistas (livro dedicado a Paulo Freire com entrevista)
FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. SP: Editora Unesp, 2001, 38 colaboradores.
FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). Testamento da Presença de Paulo Freire: O educador do Brasil. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2021. 30 colaboradores.
FREIRE Paulo. Extensão e comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra., 1977
LEITE, Álvaro Pantoja. Paulo Freire e Arte Educação: considerações sobre a estética freiriana e a arte na educação/formação. Revista Educação Sociedade e Culturas. Pags. 85 a 103 https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC54_ALeite.pdf Consulta em 1/6/2021.
LIMA, Sidiney Peterson F. de. Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história. IA-UNESP, (Dissertação de Mestrado). 2014
GADOTTI,,Moacir..Extensão Universitária: para quê? https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-
_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf
MERLIN, Nora. Colonização da subjetividade e neoliberalismo em Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, maio/ago. 2019. (número especial sobre o Congresso de Ensino/ Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero SESC/SP Abril
WISNICK, José Miguel. Edição ,Especial da Folha de São Paulo por ocasião da comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna em fevereiro 2022.