O Protagonismo de Helena Antipoff no Movimento da Educação pela Arte no Brasil

Autores

  • Marilene Oliveira Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Regina Helena de Freitas Campos Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Jornal Arte & Educação, Helena Antipoff, Augusto Rodrigues, Movimento de Educação pela arte, Educação estética de Vigotski

Resumo

Este artigo contextualiza a participação da psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff no Movimento da Educação através da Arte no Brasil, que se configurou pela apropriação das ideias do inglês Herbert Read, influenciadas pelos princípios da Escola Nova e das vertentes artísticas modernistas que circularam internacionalmente desde fins do século XIX. Os resultados da análise de conteúdo em fontes primárias indicaram que a proposta de educação artística de Antipoff fundamentava-se na psicologia, no interesse dos alunos e na valorização do trabalho manual. Destaca-se o protagonismo de Antipoff em integrar a arte na educação com objetivo de conciliar o desenvolvimento psíquico, social e cultural dos alunos, com o apoio de uma rede de colaboradores, entre eles o artista Augusto Rodrigues, criador da Escolinha de Arte do Brasil (1948). Conclui-se que a concepção de Antipoff relaciona-se com a teoria histórico-cultural de Vigotski, que propunha ser tarefa básica da educação estética aproximar arte e vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Oliveira Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais e Museu Helena Antipoff. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, estágio sanduíche na Université de Genève. Membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e do Grupo de Pesquisa em História da Psicologia e Contexto Sociocultural. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDoc.

Regina Helena de Freitas Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, estágio sanduíche na Université de Genève. Membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e do Grupo de Pesquisa em História da Psicologia e Contexto Sociocultural. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDoc.

Referências

ALMEIDA, Marilene Oliveira. As vozes de Helena Antipoff e Augusto Rodrigues no ensino de arte. Belo Horizonte: SC Literato, 2017.

ALMEIDA, M. O. (2020). Louise Artus-Perrelet e o ensino do Desenho: uma proposta de educação estética para formação de professores no início do século XX, 2020. (Tese de Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, pp. 416.

ALMEIDA, Marilene Oliveira. O ensino de arte em Minas Gerais (1940-1960): diálogos e colaborações entre a arte e a educação nova, 2013. (Dissertação de Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, pp. 226.

ALMEIDA, Marilene Oliveira; ASSIS, Raquel Martins de. Liberdade e Expressão Artística nos Projetos Educacionais de Helena Antipoff e Augusto Rodrigues (1940-1960). Revista Portuguesa de Educação Artística, Funchal, Portugal, Volume 8, n.º 1, p. 31-49, 2018. DOI: 10.23828/rpea.v8i1.150 http://recursosonline.org/rpea.

ALMEIDA, Marilene Oliveira; VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Circulação, recepção e apropriação do método de ensino do desenho de Louise Artus-Perrelet: educação estética e modernismo na formação de professores primários no início do século XX. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20: nov., 2020. Disponível em https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20508

ANTIPOFF, Helena. Revista Semestral da Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais: Infância Excepcional, Belo Horizonte, ano 1, n.º 1, 1963.

ANTIPOFF, Helena. Texto de apresentação. Catálogo da Exposição de Cerâmica da Fazenda do Rosário. Belo Horizonte, MG, janeiro de 1951. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

AZEVEDO, Sandoval Soares de. Correspondência enviada à Helena Antipoff, 27 de agosto de 1948. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

BACARIN, Lígia Maria Bueno Pereira; NOMA, Amélia Kimiko. História do Movimento de Arte-Educação no Brasil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 23., 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História – História: guerra e paz. Londrina: ANPUH, 2005. p. 1-8. Disponível em: http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/anpuhnacional/S.23/ANPUH.S23.1367.pdf. Acesso em 21 de dez. de 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Título original: L’Analyse de Contenu.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff (1892-1974) e a Perspectiva

Sociocultural em Psicologia e Educação. 2010. 269 f. Tese (Professor Titular do

Departamento de Ciências Aplicadas à Educação) – Faculdade de Educação, Universidade

Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. pp. 269

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff (1892-1974): uma biografia intelectual.

Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes/Biblioteca Nacional, 2012. (Coleção Memória

do Saber CNPq).

CATÁLOGO da Exposição de Cerâmica da Fazenda do Rosário. Belo Horizonte, MG, janeiro de 1951. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

CATÁLOGO da Exposição de Cerâmica da Fazenda do Rosário. Rio de Janeiro, RJ, setembro de1950. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

CLAPARÈDE, Édouard. A Educação Funcional. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 4º ed., 1954, Tradução nova e notas: J. B. Damasco Penna.

FOTOGRAFIAS das máscaras realizadas em aula de cerâmica com a prof. escultora Margaret Spence - Curso de Aperfeiçoamento a professores rurais – c. de 1948. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

FOTOGRAFIA da construção do forno para a queima de cerâmica, Fazenda do Rosário, c. 1948. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Memorial trajetórias de uma pesquisadora e suas apropriações da Psicologia Histórico-cultural e da Etnografia em Educação, Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

JEREBTSOV, Serguei. GOMEL: A cidade de L. S. Vigotski – pesquisas científicas contemporâneas sobre instrução no âmbito da teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski. In: Veresk – Cadernos Acadêmicos Internacionais: Estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski – Brasilia: UniCEUB, 2014.

LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da escola nova: Bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. Rio de Janeiro, Brasil: UERJ, Conselho Federal de Psicologia, 2002. Original publicado em 1930.

MENDONÇA, Tânia Gomes. Entre os fios da História – Uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966), 2020. (Tese de Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, pp. 579.

O encontro com a experiência. Arteeducação no mundo. A presença de Herbert Read. Jornal Última Hora, 26 de dezembro de 1953. In: BRASIL, MEC/INEP. Escolinha de Arte tio do Brasil. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980. (Série Estudos e Pesquisas – 6/ Coordenação de Augusto Rodrigues).

OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Um impresso pedagógico a serviço da educação pela arte: o jornal Arte & Educação (1970-1978). In: NERY, Ana Clara Bortoleto, GONDRA, José (Orgs.) Imprensa pedagógica na ibero-américa: local, nacional e transnacional. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2018. pp. 628-662. ISBN 978-85-7939-555-0 (recurso eletrônico)

PRATES, Maria Helena Oliveira. A introdução oficial do movimento de escola nova no ensino público de Minas Gerais: a Escola de Aperfeiçoamento, 1989. (Dissertação de Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, pp. 232.

PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth. A trajetória de obras de Vigotski: um longo percurso até os originais. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 29, n. 3, p. 327-340, set. 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000300003

PRESTES, Z. (2010). Quando não é quase a mesma coisa: análise das traduções de Lev Semenovitch Vigotski: no Brasil repercussões no campo educacional. (Tese de Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, D.F, pp. 295.

READ, Herbert. A educação pela arte. Arte e Educação UNESCO, Coleção Ensaios. Texto de conferência transcrita no original em inglês, traduzida do francês por Marieta de Aguiar por determinação de Helena Antipoff, ISER, 28 de dezembro de 1965. p. 1-5. Arquivo do CDPHA.

REPORTAGEM sobre os trabalhos pedagógicos realizados na Fazenda do Rosário, sem autoria, s. d. Documento avulso. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

RODRIGUES, Augusto. Correspondência enviada à Helena Antipoff. Rio de Janeiro, 03 de abril de 1950. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

RODRIGUES, Augusto. Correspondência enviada à Helena Antipoff. Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1950. Acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff – CDPHA.

RODRIGUES, Augusto. Correspondência enviada à Helena Antipoff. Rio de Janeiro, 13 de novembro de 1958.

SILVEIRA, Nise da. Herbert Read: em memória, setembro de 1970, Jornal. Arte & Educação. In: MIRANDA, Orlando. Coletânea do Jornal Arte & Educação. Rio de Janeiro, Teatral, 2009. pp. 5-6 e 8.

STEIN, Vinícius; CHAVES, Marta. A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, p. 91-109, set./dez., 2020. e-ISSN-2317-0093

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia Pedagógica. Tradução e introdução de Paulo Bezerra. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (1ª ed. 2001).

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia Pedagógica – edição comentada. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Oliveira Almeida, M., & de Freitas Campos, R. H. (2021). O Protagonismo de Helena Antipoff no Movimento da Educação pela Arte no Brasil. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(1), 76–96. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/38978

Edição

Seção

Dossiê 50 anos - Jornal Arte&Educação