A criança ativa e a Escolinha de Arte do Brasil:
contribuições de uma experiência septuagenária
Palabras clave:
Arte-educação, Infância, Relação adulto/criançaResumen
Este artigo tem por objetivo refletir sobre como a experiência em ensino de arte da Escolinha de Arte do Brasil (EAB) pode nos inspirar para falarmos do conceito de criança ativa, ressignificando o valor desta concepção para a arte-educação contemporânea. O estudo se deu a partir de pressupostos de Jean-Jacques Rousseau para a educação na obra Emílio ou Da Educação, relacionando-os a aspectos da Psicologia Funcional, de Édouard Claparède, e sua ressonância nas atividades desenvolvidas no Brasil pela psicóloga russa Helena Antipoff e Augusto Rodrigues, na EAB, além das proposições da Sociologia Interpretativa, de Willian Corsaro. As reflexões elaboradas levam a perceber as transformações a que passou o conceito em tela e suas possíveis contribuições no ensino de Arte na atualidade.
Descargas
Citas
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. especial, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23nspe/07.pdf. Acesso em: 11 jan. 2010.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. A Imagem no Ensino de Arte. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BARBOSA, Ana Mae Tavares (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez: 2005.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 mar. 2017.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e da outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 23 mar. 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.
FERNANDES, Vera Lúcia Penzo. A criatividade no ensino de artes visuais: da reprodução à inclusão. Curitiba: Appris, 2016.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, 2002. Disponível em: http://www.scielo .br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 12 jul. 2007.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
NAKANO, Tatiana de Cássia; WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: Características da produção científica brasileira. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v6n2 /v6n2a15.pdf. Acesso em: 11 jan. 2010.
NEVES-PEREIRA, Mônica Souza. Uma leitura histórico-cultural dos processos criativos: as contribuições de Vygotsky e da psicologia soviética. In: VIRGOLIN, Ângela M. Rodrigues (Org.). Talento criativo: expressão em múltiplos contextos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. p. 65-85.
OSINSKI, Dulce. Arte, história e ensino: uma trajetória. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, Andréa Temponi. Estudo da criatividade no Brasil: análise das teses/ dissertações em educação e psicologia (1970-1993). 1995. 91 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1995.
SILVA, Talita Fernanda da; NAKANO, Tatiana de Cássia. Criatividade no contexto educacional: análise de publicações periódicas e trabalhos de pós-graduação na área da psicologia. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 3, p. 743-759, set. 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000300014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 dez. 2020. Epub 19-Jun-2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000013.
VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
ZANELLA, Andréa Vieira; TITON, Andréia Piana. Análise da produção científica sobre criatividade em programas brasileiros de pós-graduação em psicologia (1994-2001). Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 305-316, mai./ago. 2005.