A criatividade no ensino de artes visuais:
entre a centralidade e a marginalidade
Palabras clave:
Criatividade, Ensino, Artes visuaisResumen
É fato que, embora a criatividade seja um assunto recorrente e sempre presente no ensino de arte, temos poucas pesquisas sobre a temática. Nosso objetivo é abordar questões, teorias e pesquisas que delineiam os caminhos da criatividade no ensino de artes visuais, evidenciando a centralidade e a marginalidade do objeto de estudo. A partir de uma abordagem qualitativa, faremos um estudo exploratório, com base em revisão bibliográfica, e apresentaremos algumas reflexões que envolvem: 1) A criatividade como condição para o ensino de arte; 2) O que dizem as pesquisas sobre a criatividade no ensino de arte: revisitando o estado da arte; e 3) Os desafios de desenvolver a criatividade no ensino de artes visuais: currículo e formação de professores.
Descargas
Citas
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. especial, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23nspe/07.pdf. Acesso em: 11 jan. 2010.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. A Imagem no Ensino de Arte. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BARBOSA, Ana Mae Tavares (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez: 2005.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 mar. 2017.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e da outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 23 mar. 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.
FERNANDES, Vera Lúcia Penzo. A criatividade no ensino de artes visuais: da reprodução à inclusão. Curitiba: Appris, 2016.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, 2002. Disponível em: http://www.scielo .br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 12 jul. 2007.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
NAKANO, Tatiana de Cássia; WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: Características da produção científica brasileira. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v6n2 /v6n2a15.pdf. Acesso em: 11 jan. 2010.
NEVES-PEREIRA, Mônica Souza. Uma leitura histórico-cultural dos processos criativos: as contribuições de Vygotsky e da psicologia soviética. In: VIRGOLIN, Ângela M. Rodrigues (Org.). Talento criativo: expressão em múltiplos contextos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. p. 65-85.
OSINSKI, Dulce. Arte, história e ensino: uma trajetória. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, Andréa Temponi. Estudo da criatividade no Brasil: análise das teses/ dissertações em educação e psicologia (1970-1993). 1995. 91 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1995.
SILVA, Talita Fernanda da; NAKANO, Tatiana de Cássia. Criatividade no contexto educacional: análise de publicações periódicas e trabalhos de pós-graduação na área da psicologia. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 3, p. 743-759, set. 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000300014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 dez. 2020. Epub 19-Jun-2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000013.
VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
ZANELLA, Andréa Vieira; TITON, Andréia Piana. Análise da produção científica sobre criatividade em programas brasileiros de pós-graduação em psicologia (1994-2001). Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 305-316, mai./ago. 2005.