BORDADOS EM MARÍLIA E DIRCEU

LINHAS DE AMOR E DE REFERÊNCIA INTERMIDIÁTICA

Autores/as

  • Erika Viviane Costa Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32585

Palabras clave:

Bordado. Poesia. Intermidialidade. Arte têxtil. Referência intermidiática.

Resumen

Este artigo trata das relações intermidiáticas entre uma peça bordada atribuída a Maria Doroteia, o vestido bordado da arte de capa de Julia Panadés, a poesia de Tomás Antônio Gonzaga e a prosa poética de Ruth Silviano Brandão. Diante disso, objetiva-se apontar a relação entre os elementos paratextuais, segundo Gérard Genette (2009), e o jogo entre o têxtil-texto do bordado de Maria Doroteia e a prosa-poética de Brandão, tendo como embasamento as referências intermidiáticas de Irina Rajewsky (2012).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBERS, Anni. On Weaving. London: Studio Vista, 1974.

ANTONIO, Jorge Luiz. Intertexto, hipertexto, hipermídia, transmídia: os caminhos da tecno-arte-poesia. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 20, p. 63-91, 2012.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1973.

BARTHES, Roland. Sistema da moda. Lisboa: Edições 70, 2015.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

BONADIO, Maria Claudia. O corpo vestido. In: Sobre a pele: imagens e metamorfoses do corpo. São Paulo: Intermeios, 2015. p. 179-206.

BRANDÃO, Ruth Silviano. Marilia e Dirceu: ter amado não acaba, ter amado não tem fim. Ilustrações de Julia Panadés. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, v.1, n. 2, p. 8-23, 2011.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2009.

GONZAGA, Tomás A. Marília de Dirceu. Texto anotado por Sérgio Pachá, s/d. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000036.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020.

HIGGINS, Dick. Horizons: The poetics and theory of the intermedia. Carbondale e Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1984.

JARDIM, Ana Cristina M. Maria Doroteia Joaquina de Seixas, a “Marília de Dirceu”: apontamentos para um estudo biográfico. Anais do XVIII Encontro Regional da ANPUH/MG. Mariana/MG, 2012.

MITCHELL, W. J. T. Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago & London: 1994.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre intermidialidade. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Eliana L. de L. Reis. In: Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 15-45.

SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre a crítica biográfica. In: Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 105-114.

Publicado

2020-07-26

Cómo citar

Vieira, E. V. C. (2020). BORDADOS EM MARÍLIA E DIRCEU: LINHAS DE AMOR E DE REFERÊNCIA INTERMIDIÁTICA. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 19(1), 181–196. https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32585

Número

Sección

Imagens legíveis, textos visíveis