Corpo e cena em dois documentários de Frederick Wiseman

Autores/as

  • José Francisco Serafim Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20638

Palabras clave:

Cinema documentário. Corpo. Dança. Cena. Frederick Wiseman

Resumen

Este texto busca trazer algumas considerações acerca de dois documentários de Frederick Wiseman, nos quais são enfatizados o trabalho do corpo que dança e a cena na qual ele esta inserido. As obras documentais A dança. Le ballet de l’Opéra de Paris (2009) e Crazy Horse (2011) apresentam de forma rigorosa o trabalho do corpo do(a) dançarino(a) para se chegar a um resultado considerado excelente pelos coreógrafos, sendo que no caso de A dança, o trabalho do corpo dialoga com o balé clássico e no caso do Crazy Horsecom números de dança e striptease de um cabaré parisiense. Wiseman utiliza nos dois filmes o mesmo estilo de montagem vinculado ao cinema direto, de não intervenção na cena filmada. A análise desses dois documentários nos dão pistas de como o audiovisual pode ser uma ferramenta de pesquisas do corpo em cena.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Citas

COLLEYN, Jean Paul. Petites remarques sur ls moments documentaires d’un grand pays. In Communications. Le parti pris du document, nº 71. Paris: Seuil, 2001, pp. 233-243.

DEJOUX Emmanuel e MAL Cédric. Entrevista realizada em 7/10/2011 para o site Le Blog Documentaire. http://leblogdocumentaire.fr/frederick-wiseman-unelecon-de-montage-et-de-cinema/. Acesso em 05/01/2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Aperçues. Paris: Ed. de Minuit, 2018.

DOKHAN, Julien. Entrevista realizada em 26/11/2011 para o site Allociné. http://www.allocine.fr/personne/fichepersonne-9844/interviews/. Acesso em 12/12/2017.

FRANCE, Claudine de. La profilmie, une forme permanente d’artifice en documentaire. In COMOLLI, Annie & FRANCE, Claudine de. Corps Filmé, Corps Filmant. Nanterre: Publidix, 2006, pp. 117-142.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.

SÉKALY, Sarah. À propos de Frederick Wiseman, in Communications. Le parti pris du document, nº 71. Paris: Seuil, 2001, pp. 201-224.

Filmográficas

A dança. Le ballet de l’Opéra de Paris. Frederick Wiseman, 158min.,2009.

Ballet. Frederick Wiseman, 170 min.,1995.

Boxing Gym. Frederick Wiseman, 91 min.,2010.

Crazy Horse. Frederick Wiseman, 134 min.,2011.

Ex Libris: The New York Public Library. Frederick Wiseman, 197 min.,2017.

High School. Frederick Wiseman, 75 min.,1968.

High School II. Frederick Wiseman, 220 min.,1994.

La Comédie-Française ou L'amour joué. Frederick Wiseman, 223 min.,1996.

Model. Frederick Wiseman. 129 min.,1981.

Near Death. Frederick Wiseman, 358min.,1989.

Titicut Follies. Frederick Wiseman, 84 min.,1967.

Publicado

2018-10-01

Cómo citar

Serafim, J. F. (2018). Corpo e cena em dois documentários de Frederick Wiseman. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 33–45. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20638

Número

Sección

Imagem e(m) Cena