Contaminação e Quarentena

Curadoria para inglês ver

Autores/as

  • Michael Asbury University of the Arts London

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20404

Palabras clave:

Hibridismo cultural. Identidade nacional. Genealogias da história da arte. Derivação cultural.

Resumen

Neste artigo, o historiador da arte Michael Asbury relaciona a questão dos novos públicos com a produção e difusão da arte em si. Dentro dessa perspectiva, ele discute como a expectativa de que a arte brasileira inevitavelmente possua uma característica híbrida leva a uma problemática e implícita ambivalência no que se refere à sua relação com as genealogias canônicas. Equiparando este caráter ambivalente do hibridismo a noções de contaminação e de quarentena, ele analisa como o discurso crítico que acompanha a arte dessa região modificou-se:  de um discurso que assinalava suas estratégias identitárias para outro de distinção do cânone. Para o olhar "ocidental", portanto, parece que a noção de hibridismo age menos como uma forma de relação produtiva e mais como um significante de autenticidade. Espera-se, problematicamente, que este sentido fabricado de autenticidade conecte-se com os novos públicos para a arte. Asbury sugere, ao contrário, que será por meio do engajamento na produção, ou na auto-representação, que novos públicos para a arte deverão surgir.

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Citas

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Publicado

2016-11-07

Cómo citar

Asbury, M. (2016). Contaminação e Quarentena: Curadoria para inglês ver. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 254–266. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20404

Número

Sección

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e