A Negra de Tarsila do Amaral

criação, recepção e circulação

Autores/as

  • Renata Gomes Cardoso Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20394

Palabras clave:

A Negra. Tarsila do Amaral. Modernismo. MAC-USP.

Resumen

A proposta deste artigo é percorrer a trajetória da obra A Negra, de Tarsila do Amaral, via exposições e crítica de arte, desde sua criação, em 1923, até o momento em que foi adquirida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1951. A obra se encontra desde 1963 no acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP, tendo em vista a doação do acervo daquele museu para a universidade. Essa pintura é uma das mais significativas do acervo de arte moderna brasileira do museu, ao lado das conhecidas E.F.C.B. e A Boba, de Anita Malfatti. Um dos objetivos dessa investigação é verificar como foi recebida por seus contemporâneos, dentre o conjunto da produção da artista, através de textos críticos publicados à época.

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Citas

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Publicado

2016-11-07

Cómo citar

Cardoso, R. G. (2016). A Negra de Tarsila do Amaral: criação, recepção e circulação. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 90–110. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20394

Número

Sección

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e