Produção e Recepção de Imagens do Rio de Janeiro

os casos de Debret e Augusto Malta

Autores/as

  • Ana Maria Tavares Cavalcanti Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20387

Palabras clave:

Jean-Baptiste Debret. Augusto Malta. Rio de Janeiro. Recepção da arte.

Resumen

A comparação entre as aquarelas feitas por Jean-Baptiste Debret no Rio de Janeiro entre 1816 e 1831 e as fotografias nas quais Augusto Malta mostrou a capital após as reformas urbanas do início do século XX permite-nos refletir sobre o fenômeno artístico em sua complexidade. Em ambos os casos, as imagens foram reproduzidas e difundidas para um grande público por iniciativa de seus autores. O que os motivou e quais foram as reações do público? Comparando essas reações, podemos identificar mudanças importantes entre esses dois momentos? Essas questões guiam nossas reflexões sobre a produção e a recepção das imagens da cidade do Rio de Janeiro.

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Publicado

2016-11-07

Cómo citar

Cavalcanti, A. M. T. (2016). Produção e Recepção de Imagens do Rio de Janeiro: os casos de Debret e Augusto Malta. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 45–59. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20387

Número

Sección

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e