Arte indígena e arte brasileira

justaposições críticas com Mário Pedrosa

Autores/as

  • Patricia Corrêa EBA/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20272

Palabras clave:

Arte Brasileira. Arte indígena. Mário Pedrosa. Historiografia da arte no Brasil.

Resumen

No campo rarefeito da historiografia artística no Brasil, cabe aos artefatos e práticas indígenas o lugar de capítulo inicial, como frutos de culturas sem história, obliterados pelo advento da arte brasileira. Nos capítulos subsequentes, o indígena restringe-se a tema figurativo, objeto da melancolia acadêmica ou do essencialismo modernista, e nunca se constitui como agente capaz de produzir materialidades, processos e sistemas artísticos determinantes para a arte nacional. Ressaltamos a exceção de Mário Pedrosa, que nos anos 1960 e em intenso contato com a produção contemporânea, propôs a compreensão de condições e processos artísticos locais a partir da arte indígena.

 

 

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Publicado

2016-11-07

Cómo citar

Corrêa, P. (2016). Arte indígena e arte brasileira: justaposições críticas com Mário Pedrosa. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 319–338. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20272

Número

Sección

Colaborações - Tema Livre