A virada pedagógica da arte e o trânsito de identidades de artista-educador

Autores/as

  • Tatiana Fernández - Universidade de Brasília Universidade de Brasilia, UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14535

Palabras clave:

Artes; Educação

Resumen

Este artigo foca sobre eventos artísticos da denominada virada pedagógica da arte que Claire Bishop (2012) identifica na arte participante como um movimento que se articula entre a ideia de autonomia e heteronímia da arte. O objetivo é observar as tensões entre o sujeito artista e o sujeito educador como espaços de conflito que revelam as relações entre poder e conhecimento herdadas da modernidade. Nessas bases estes artistas instituem novas relações de identidade e apontam sobre coincidências entre arte e educação que contribuem para pensar sobre as mutações que sofrem ambas as áreas no século XXI.

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Publicado

2016-06-02

Cómo citar

Fernández - Universidade de Brasília, T. (2016). A virada pedagógica da arte e o trânsito de identidades de artista-educador. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(1). https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14535

Número

Sección

Artigos