Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em Des-atos
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14523Resumen
O presente ensaio apresenta propostas artísticas de Gordon Craig e Étienne Decroux buscando discutir procedimentos de composição e decomposição performativas por meio delas. Esta reflexão encontra apoio inicial nas noções do Teatro de Movimento e também da artesania de ator manifestada por meio da Mímica Corporal Dramática. Busca-se reconhecer que a constituição de um espetáculo não precisa ser a motivação preferencial de um ato cênico e que a performatividade, neste caso, valoriza o exercício do ator/performer sobre si mesmo, seu corpo, podendo sinalizar uma conduta de questionamento da própria produção artística, vindo a ser um “des-ato” (Kaprow, 2007).Â
Descargas
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. T. Coelho. São Paulo: Martins Fontes,1999.
BARRAULT, Jean-Louis. Réflexions sur le theatre. Paris: Jacques Vautrain Editeur,1949.
BATAILLE, Georges. A experiência interior. Trad. Celso L. Coutinho, Magali Montagnée Antonio Ceschin. São Paulo: Ed. Ática,1992.
_____.Lo que entiendo por soberanía. Trad. Pilar Sánchez Orozco y Antonio Campillo. Barcelona: Ed. Paidós/ ICE de la Universidad Autónoma de Barcelona, 1996.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. Trad. Ana R. Lessa e Heloisa P. Cintrão. São Paulo, 1998.
BELTRAME, Valmor N.. A marionetização do ator. Revista MÓIN MÓIN. Jaraguá do Sul (SC)/ SCAR-UDESC: ano 1, n. 1, 2005, p. 53-78.
BOEUF, Patrick Le (org.). Craig et la marionnette. Paris: Actes Sud/ Bibliothèque Nationale de France, 2009.
BRAGA, Bya (Maria Beatriz Mendonça). Decomposições do dramático por meio da Mímica Corporal Dramática. ILINX-Revista do Lume. Campinas (SP): n. 1, 2012, p. 1-9.
_____. Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania. Belo Horizonte (MG): Ed. UFMG, 2013.
_____.Ser artista-ator-humano na relação como objeto técnico: possíveis diálogos entre É. Decroux e G. Simondon. Revista Urdimento. Florianópolis: PPGT-UDESC, n. 19, nov. 2012, p. 23-32.
_____. Texto como utopia de cena. “A Morta” em decomposição. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/ Literatura e outros sistemas semióticos. UFMG/ Faculdade de Letras. Belo Horizonte: POSLIT-UFMG, 2001.
CRAIG, E. Gordon. Da arte do teatro. Trad. Redondo Junior. Lisboa: Arcádia, s/d.
_____.O ator e a supermarionete (versão integral). Trad. Almir Ribeiro. Revista Sala Preta. São Paulo: PPGAC-USP, Vol. 12 ,n. 1, jun 2012, p. 101-124.
DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris: Gallimard, 1963. 1ª. Edição.
_____.Paroles sur le mime. Paris: Librairie Théâtrale, 1994.
_____ 1931. Ma définition du théâtre. P.37-43
_____ 1939....prend sa source au Vieux-Colombier. P. 13-19.
_____ 1947a. Gordon Craig. P. 19-28.
DIÉGUEZ, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Trad. Eli Borges. Revista Sala Preta. São Paulo: PPGAC-USP, Vol. 14, n. 1, 2014, p. 125-129.
FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance: a new aesthetics. New York: Routledge, 2008.
KAPROW, Allan. La educación del des-artista. Árdora Ediciones. Madrid: 2007.
ROSALES, Maria Ángeles Grande. La noche esteticista de Edward Gordon Craig. Poética y práctica teatral. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá de Henares, 1997.
PUCHNER, Martin; ACKERMAN, Alan. Against Theatre: creative destructions on the modernist stage. New York/ London: Palgrave Macmillan, 2006.
TORRENS, Valentín (org.). Pedagogía de la Performance: programas de cursos y talleres. Diputación de Huesca: Beca Ramón Acin, 2007.