Keyhole Art: Voyeurism, the Scopophilic Drive and the Appeal of Beckett’s Theatre

Autores

  • Stanley E. Gontarski - Florida State University

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v13i2.14501

Resumo

Um motivo aparentemente menor que ressoa através dos primeiros textos de ficção de Samuel Beckett, a escopofilia ou voyeurismo marca presença no conto "Walking Out". Voyeurismo para Freud era algo de dupla face, inexoravelmente ligado ao exibicionismo, e a correlação de ambos atravessa o teatro tardio de Beckett, muitas vezes chamado de "buraco da fechadura"ou "teatro do olho mágico". No teatro voyeurismo torna-se uma experiência estética, artística. A audiência incrementa sua cumplicidade no atos de voyeurismo que testemunha e essa atração para o que Freud denomina "instinto de visibilidade " ou exibicionismo, particularmente para a virtusiosidade do autor. Se o teatro de Beckett (e também muito de sua ficção) explora a complementariedade entre voyeurismo e exibicionismo, como este artigo sustenta, e toda literatura involve certa versão de invasão de privacidade, e o olhar, segundo Blau, "é compulsivo e  nunca se satisfaz", o teatro, então se vincula mais diretamente com ocultar que revelar.

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Referências

BECKETT, Samuel. Dream of Fair to middling Women, (Dublin: Black Cat Press, 1992).

BECKETT, Samuel. The Complete Short prose, 1929-1989, ed. and with an Introduction and Notes by S. E. Gontarski (New York: Grove Press, 1995). [Subsequent quotations are all from Grove Press editions.]

FREUD, Sigmund. The Basic Writings of Sigmund Freud, Translated and Edited, and with an Introduction by A. A. Brill. (New York: The Modern Library, 1938).

PILLING, John. Beckett’s Dream Notebook (Reading, England: Beckett International Foundation, 1999).

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Gontarski - Florida State University, S. E. (2015). Keyhole Art: Voyeurism, the Scopophilic Drive and the Appeal of Beckett’s Theatre. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 13(2). https://doi.org/10.26512/vis.v13i2.14501

Edição

Seção

Dossiê - História, Textos, Artes