Imigração e arte: o acúmulo de documentos e objetos como forma de construção de si

Autores

  • Patricia Reinheimer - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14477

Resumo

Nas décadas de 1930 e 1940 o Brasil recebeu uma leva de migrantes alemães judeus fugindo da ascensão do nacional socialismo ao poder. A entrada desses migrantes de guerra mudou a paisagem intelectual brasileira. A chegada a um novo mundo é também o encontro com o vazio de uma identidade a ser redescoberta. Nesse trabalho investigo o processo de constituição de um acervo de documentos e objetos como forma de construção de uma identidade migrante. A coleção de Olly e Werner Reinheimer, alemães migrados para o Brasil na década de 1930, é o campo empírico para observação das negociações identitárias entre a memória inscrita nos documentos acumulados e nas pessoas entrevistadas e as memórias coletivas que se cristalizaram em livros, documentários e arquivos públicos.

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Publicado

2015-05-16

Como Citar

Reinheimer - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, P. (2015). Imigração e arte: o acúmulo de documentos e objetos como forma de construção de si. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 13(1). https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14477

Edição

Seção

Dossiê - História da Crítica de Arte no Brasil