CAMINHADAS SONORAS E AS DERIVAS DO SOM

Authors

Keywords:

arte e tecnologia, arte sonora, caminhada, site sounds, deriva

Abstract

O presente texto se dedica a traçar uma trajetória espaço-temporal particular, no intuito de conectar conceitualmente práticas poéticas que se concentram na caminhada enquanto proposição estética. Para isso, articula o pensamento dada e parte do surrealismo às posteriores provocações situacionistas, com a psicogeografia e a teoria da deriva enquanto procedimentos inventivos de realidades sobrepostas – assim como declarado por Guy Debord. Quando se imiscuem a práticas sonoras de arte contemporânea, essas caminhadas adquirem um caráter de ressignificação do espaço, através do deslocamento que opera não apenas em termos de relevo percorrido, mas em relação à construção de pensamento estético. Por fim, a análise de obras em espaços públicos, que tomam como relevante a especificidade do local (site specificity), aponta para fenômenos da natureza associados ao sonoro – como a eletricidade e o magnetismo – delineando seus comportamentos físicos a partir de sua característica imaterial e fugaz.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ianni Barros Luna, Universidade de Brasília - UnB

Ianni Luna é artista brasiliense com especial interesse no som enquanto fenômeno estético. Com formação em Antropologia e Artes Visuais, sua poética articula arte, tecnologia e ficção. É pós-doutoranda em Artes pela UnB e desde 2012 expõe trabalhos em instalação, vídeo e performance. Seu trabalho ‘Ouvir Olhos’ (2017) é parte da coleção permanente do Museu de Brasília. Mais info: ianniluna.net/

References

BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios da Vontade. Ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Martins Fontes, 2008 (1a edição 1991).

CARERI, Francesco. Walkscapes: walking as an aesthetic practice. Barcelona: G. Gili, 2009.

DEBORD, Guy. Introduction to a Critique of Urban Geography. Tradução de Ken Knabb. Documento Web (Original publicado no Les Levres Neues 6) 1955 (pp 23-27). Disponível em: https://atrium.lib.uoguelph.ca/xmlui/bitstream/handle/10214/1798/3-Debord.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 20 dez. 2022.

DEBORD, Guy. Teoria da Deriva. Tradução de Stela dos Santos Abreu. In: JACQUES, Paola Berenstein (org). Apologia da deriva. Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003 (pp 87-91).

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DEMERS, Joanna. Field Recording, Sound Art and Objecthood. In: Organized Sound An International Journal of Music Technology. Cambridge University Press, UK. Vol. 14 n.1, 2009 (pp 39-45).

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O Jogo Como Elemento da Cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.

IOSAFAT, DANI. On Sonification of Place: Psychosonography and Urban Portrait. In: Organized Sound An International Journal of Music Technology. Cambridge University Press, UK. Vol. 14 n.1, 2009 (pp 47–55).

JACQUES, Paola Berenstein. Apresentação. In: JACQUES, Paola Berenstein (org). Apologia da deriva. Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003 Apologia da deriva. Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003 (pp 13-38).

KLEIN, GEORG. Site-Sounds: On strategies of sound art in public space. In: Organized Sound An International Journal of Music Technology, Vol. 14 n.1, Cambridge University Press, UK, 2009 (pp 101-108).

KUBISCH, Christina. KlangRaumLichtZeit. Works from 1980–2000. Exhibition Catalogue. Heidelberg: Kehrer, 2000.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Ed Unesp, 2011.

TITTEL, Claudia. Sound Art as Sonification, and the Artistic Treatment of Features in our Surroundings. In: Organized Sound An International Journal of Music Technology. Cambridge University Press, UK. Vol. 14 n.1, 2009 (pp 57-64).

WHYTE, M. Put on the headphones but don ́t Trust your Ears. In: October, No. 14, 2001 (pp 37-38).

Published

2023-05-22

How to Cite

Luna, I. B. (2023). CAMINHADAS SONORAS E AS DERIVAS DO SOM. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 312–332. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48473

Issue

Section

Dossiê - #21.Art