LABDESIGN
projetos enredados na complexidade contemporânea
Keywords:
Design e cultura, tecnologia e multidisciplinaridade, experiência colaborativaAbstract
A pluralidade do contemporâneo está enredada na compreensão das situações pós pandemia que tratam das inconstâncias e complexidades subjetivas, sociais e tecnológicas. Nesse contexto surgem os projetos do grupo de pesquisa LABDESIGN do Instituto Mauá de Tecnologia. As pesquisas buscam reconhecer processos criativos tradicionais e contemporâneos, para compreender as estruturas de produção e vislumbrar propostas e discussões de inovação e sustentabilidade, além de pensar projetos voltados para o futuro, articulados com a experiência. Apresentam-se aqui os projetos de 2022, que estão enredados
nas linhas do grupo de pesquisa: design para cultura e inovação e design e experiência, a saber, Entre derivas: Design e território; Design para Wearables Inteligentes: conectividade e sociabilidade e Design e IOT: um estudo para anúncios interativos em Internet das Coisas.
Downloads
References
AKSU, Hydayet, et al. Advertising in the IoT Era: Vision and Challenges. Department of Electrical and Computer Engineering Florida International University, Miami, FL, USA. Recurso digital. arXiv, v1, 31 Jan 2018. ISSN 1802.04102. Disponível em https://arxiv.org/abs/1802.04102. Acesso em 20.01.2022
CARVALHO, Agda et al .Wearable HIFA: Materialidade e Interatividade Anais do 7o Congresso internacional de arte, ciência e tecnologia: Seminário de Artes Digitais. 1. ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2022.(In press)
DRESCH, Aline. Design Science Research. Porto Alegre: Bookman, 1996.
FRAILE, Marcelo Narvaez et. al. Biomímesis: El Camino hacia un Diseño Eficiente. Compilado por Marcelo Fraile Narvaez; editado por Marcelo Fraile Narvaez. 1a ed. compendiada. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Marcelo Alejandro Fraile. Libro digital, 2019. PDF Archivo Digital: descarga y online.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. Vol. 2. São Paulo: WMP Martins Fontes, 2012.
INNIS, Harold A. O viés da comunicação. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011.
JÉGOU, François; MANZINI, Ezio. Collaborative services: social innovation and design for sustainability. Milano: Edizioni Polidesign, 2008.
LUPTON, Ellen. Graphic Design Thinking: Beyond Brainstorming. Princeton Arhitectural Press, 2011.
MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
MALDONADO, Carlos. la complejidad humana consiste en un entramado de tiempos. Cinta de Moebio. Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, 2022. v.73, 14–23. Disponíbel em https://cintademoebio.uchile.cl/index.php/CDM/article/view/66683
PEREIRA, Everaldo et al Comunicação, design e tecnologia: perspectivas e desafios da IoT como mídia para anúncios interativos In: Intercom, 2022, Anais do 45o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 5 a 9 de outubro de 2022, E [recurso eletrônico]: Ciências da Comunicação contra a Desinformação / organizado por Giovandro Marcus Ferreira, Maria do Carmo Silva Barbosa e Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo; [realização Intercom e UFPB] - São Paulo: Intercom, 2022.
SALLES,Cecília Almeida. Processos e criação em grupo. Diálogos. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2022.
WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. S. Paulo: Cultrix, 1993.