BICICLET@RTE: VERBOCIDADE INTERATIVA

Do planejamento ao protótipo de uma bicicleta que gera energia e projeta audiovisualidades a partir da interação corpórea

Authors

Keywords:

arte e tecnologia, interatividade, verbivocovisualidade

Abstract

O presente artigo trata da concepção e discussão da obra Bicicle@rte: Verbocidade Interativa
(2022), concebida como experimento de prática artística em uma pesquisa que investiga
questões relacionadas à percepção e aspectos emocionais da interação corpórea em obras de
arte tecnológica com poética verbivocovisual e suas perspectivas interativas, sob a
sustentação dos conceitos de corporeidade de Maurice Merleau Ponty, das affordances de
James Gibson, da enação de Francisco Varella e das interfaces afetivas apoiadas na
fenomenologia da cibercepção de Cleomar Rocha. São feitas considerações sobre a
possibilidade do artefato com tais características e agenciamentos, proporcionar
desdobramentos entrópicos e aleatórios que estariam fora do controle, do roteiro da
composição e da intencionalidade do autor, com variáveis que podem extrapolar as
possibilidades de combinações da mensagem ou estética artistíca e que seriam construídas
de maneira singular e individualizas em um determinado momento, de acordo com o interator
e suas características pessoais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Darley Cardoso, Universidade de Brasília - UnB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia. Pesquisador das relações fluídas entre Arte e Tecnologia, Corporeidade e Motricidade Humana, Interfaces Computacionais, Performance e Gamificação. Bacharel em Comunicação Social, Bacharel e Licenciado em Educação Física.

Cleomar Rocha, Universidade Federal do Goiás - UFG

Pós-doutor em Cidades Inteligentes (USP), em Poéticas Interdisciplinares (UFRJ), em Estudos Culturais (UFRJ) e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), mestre em Arte e Tecnologia da Imagem (UnB). Professor Associado da UFG. Coordenador do Media Lab / BR e da Cátedra de Diseño, Arte y Ciencia. Professor dos PPGs em Arte e Cultura Visual (FAV/UFG), Performances Culturais (FCS/UFG) e Artes (UnB). Pesquisador produtividade CNPq.

References

ASCOTT, Roy. La arquitectura de la cibercepción. Ars telemática. Barcelona, ACC L’Angelot, 1998.

BAUM, Carlos; KROEFF, Renata. Enação: conceitos introdutórios e contribuições contemporâneas. Revista Polis e Psique, v. 8, n. 2, 2018.

DENTZ, René A. Corporeidade e Subjetividade em Merleau-Ponty. Porto Alegre: Intuito, v. 1, n. 2, 2008.

GIBSON, James J. The Theory of Affordances, Perceiving, Acting, and Knowing: Toward an Ecological Psychology. NJ: Lawrence Erlbaum, 1977.

LE MOIGNE, Jean-Louis. La théorie du système général: Théorie de la modélisation. Les Classiques du Réseau Intelligence de la Complexité, IC-MCX-APC, 2006. Disponível em < http://archive.mcxapc.org/ouvrages.php%3Fa=display&ID=48.html > Acesso em 13/10/2022.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2a ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MURRAY, Janet H. Inventing the medium; Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. Cambridge (MA): The MIT Press, 2012.

PLAZA, Júlio. Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção. São Paulo: ARS, v. 1, n. 2, p. 09-29, 2003.

ROCHA, Cleomar; REGINO, Pablo de. Affordances e enação: convergências fenomenológicas em interfaces afetivas. in DATJournal, Volume 3, Número 1, 2018. Disponível em <https://datjournal.anhembi.br/dat/issue/view/6/6>. Acesso em 30/10/2021.

VARELA, Francisco. El fenómeno de la vida. Santiago de Chile:Dolmen, 2000.

Published

2023-05-22

How to Cite

Cardoso, D., & Rocha, C. (2023). BICICLET@RTE: VERBOCIDADE INTERATIVA: Do planejamento ao protótipo de uma bicicleta que gera energia e projeta audiovisualidades a partir da interação corpórea. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 54–80. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48428

Issue

Section

Dossiê - #21.Art