Por uma Universidade pública e livre:
olhares para a imprensa estudantil universitária (UFRGS – 1981-1982)
Keywords:
artefatos culturais, impressos estudantis, cultura escrita, UniversidadeAbstract
Tomando os impressos estudantis como “artefatos culturais” e significativos como documentos para a construção de uma história da cultura escrita e da história da educação, o foco desse artigo são as narrativas dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que, por meio da produção de periódicos, valem-se da cultura escrita como modo de expressão discursiva diante de fortes acontecimentos que marcaram suas vivências acadêmicas, em 1981 e 1982. Estamos a falar de uma geração que vive a Universidade em um período de abertura política no Brasil, que se vale da imprensa estudantil como porta voz de seus anseios por uma Universidade livre, democrática e gratuita, defendendo suas posições, sobretudo políticas. Consideramos a imprensa estudantil como um produto da cultura universitária, como um modo de fazer eco a suas vozes, de amplificar, por meio da escrita, suas posições, sobretudo políticas, diretamente identificadas às experiências acadêmicas.
Downloads
References
ALMEIDA, Doris Bittencourt e GRIMALDI, Lucas. Entre gestos de guardar e atos de testemunhar: o Arquivo de memórias da Faculdade de Educação/UFRGS. Educação em Revista, v.36, 2020.
BASTOS, Maria Helena Camara. Impressos e Cultura escolar: percursos da pesquisa sobre a imprensa estudantil no Brasil. In: HERNANDEZ DIAZ, José Maria (Org.) La prensa pedagógica de los escolares y estudiantes. Su contribución al patrimonio histórico educativo. Salamanca/ES: Ediciones da Universidad de Salamanca, p.21-43.
BASTOS, M. H. C.; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Um protocolo para a pesquisa em História da Educação: espaços, sujeitos e circulação. Revista Educação e Cidadania, v. 12, p. 24-43, 2015.
BORTOT, Ivanir José e GUIMARÃENS, Rafael. Abaixo a Repressão! Movimento Estudantil e as Liberdades Democráticas. Porto Alegre: Libretos, 2008.
BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003
CASTILLO GÓMEZ, Antonio. “Aqui lo hallaran com toda verdade”. Diários personales em la España del Siglo de Oro. In. VASCONCELLOS, Maria Celi Chaves, CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; VICENTINI, Paula Perin (Org.). (Auto) biografia, literatura e história. Curitiba: CRV, 2014.
CATANI, Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Camara. (1997). Apresentação. In: CATANI, Denice Bárbara; BASTOS; Maria Helena Camara (Orgs.). Educação em revista. A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, pp. 5-10.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.
CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: UNESP, 2004.
CUNHA, Maria Teresa Santos. Acervos Escolares no Tempo Presente. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n.47, p.293-296, set./dez. 2015.
CUNHA, Maria Teresa S. DES(ARQUIVAR): Arquivos pessoais e ego-documentos no Tempo Presente. Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.
DE LUCA, Tania. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINKI, Carla Bassanezi (Org.) Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, p. 111-153
MARIANI, Bethania Sampaio Correa. Os primórdios da imprensa no Brasil (ou: de como o discurso jornalístico constrói memória). In. ORLANDINI, Eni (org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993, Pp 31-42.
NÓVOA, Antonio S. A Imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice Bárbara; BASTOS; Maria Helena Camara (Orgs.). Educação em revista. A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras,1997. Pp 11-31.
PELEGRINI, Sandra A UNE nos anos 60 – utopias e práticas políticas no Brasil. Londrina: Ed. UEL, 1998. p. 114