A representação cartográfica da ilha de Utopia como MEMENTO MORI.

Esboço para um estudo de iconologia política

Autores

  • Benedetta Bisol

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v18i2.27896

Palavras-chave:

Utopia, iconologia política, multi-stable figures, Leviatã, poder político

Resumo

Um conjunto de indicações sobre o potencial epistémico e pedagógico de imagens que representam territórios e comunidades políticas orienta um estudo da ilustração, que na obra Utopia de Thomas More (na terceira edição,1518) representa a ilha de Utopia. Tal ilustração participa do jogo da imaginação criativa sobre lugares e suas significações políticas, que constitui o significado mais autêntico de Utopia. A caveira escondida na imagem pode ser considerada um ‘Memento mori Mori’: o filósofo sugere que qualquer sonho utópico esconde em si êxitos distópicos, de que não podemos esquecer no exercício da imaginação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABENSOUR, Miguel. O novo espírito utópico. Campinas: Ed. Unicamp, 1990. 
BACZKO, Bronislaw. Lumières de l’utopie. Paris: Payot, 2001.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERLIN, Isaiah. Limites da utopia. Capítulos da história das ideias. São Paulo: Companhia das Letras, 1991
BISHOP, Malcom. Ambrosius Holbein’s memento mori map for Sir Thomas More’s Utopia. The meanings of a masterpiece of early sixteenth century graphic art. British Dental Journal, 199(2), p. 107”“112, 2005.
BLOCH, Marc. Geist der Utopie. Frankfurt a. M.: Suhrkamp: 1918.
BUBER, Martin. O socialismo utópico. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1971.
CACCIARI, Massimo & PRODI, Paolo. Occidente senza utopie. Bologna: Il Mulino, 2016.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Notas sobre Utopia. Ciência e Cultura,  São Paulo, v. 60, n. spe1, p. 7-12, 2008.
CLAEYS, Gregory (org.) Utopia: a história de uma ideia. São Paulo: SESC, 2013.
COHEN, Kathleen. Metamorphosis of a death symbol. The Transi Tomb in the Late Middle Ages and the Renaissance. Berkeley- Los Angeles - London: University of California Press, 1973.
ECO, Umberto. História das terras e lugares lendários. Rio de Janeiro: Record, 2013.
FARINELLI, Franco. L'invenzione della terra. Palermo: Sellerio, 2007 (e-book).
FRANCO JR., Hilário. As utopias medievais. São Paulo: Brasiliense, 1992.
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror. Quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
HOBBES, Thomas, Leviathan. Michael Oakeshott (ed.). Oxford: Basil Blackwell, 1955.
JAMESON, Frederic. A política da utopia. In: SADER, E. (org.) Contragolpes: seleção de artigos da New Left Review. São Paulo: Boitempo, 2006. 
KOSELLECK, Reinhart. A temporalização da utopia. KOSELLECK, Reinhart: Estratos do tempo: estudos sobre a história. Rio de Janeiro: Contraponto / PUC-Rio, 2014.
LÖWY, Michael. Marxismo, Modernidade e Utopia. São Paulo: Xamã, 2000.
MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. 
MARCUSE, Herbert. O fim da utopia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
MORE, Thomas. Utopia. Belo Horizonte: autêntica, 2017.
RICŒUR, Paul. A ideologia e a utopia. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SCHÖLDERLE, Thomas. Thomas Morus und die Herausgeber ”“ Wer schuf den Utopiebegriff? In: AMBERGER, Alexander; MOBIUS,·Thomas (org.). Auf Utopias Spuren.Utopie und Utopieforschung. Festschrift für Richard Saage zum 75. Geburtstag. Wiesbaden: Springer, 2017, p. 17-44.
SERVIER, Jean. Histoire de l’utopie. Paris: Gallimard, 1967.
SISSA, Giulia. Familiaris reprehensio quasi errantis. Raphael Hythloday, between Plato and Epicurus. Moreana, vol. 49, nr. 187-188, p. 121-150, 2012.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Fichas (Zettel). Lisboa: Ed. 70, 1989.
VOßKAMP, Wilhelm. (org.) Utopieforschung. Interdisziplinäre Studien zur neuzeitlichen Utopie. Stuttgart: Metzler 1982.

Downloads

Publicado

2020-01-17

Como Citar

Bisol, B. (2020). A representação cartográfica da ilha de Utopia como MEMENTO MORI. : Esboço para um estudo de iconologia política . Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 18(2), 48–62. https://doi.org/10.26512/vis.v18i2.27896

Edição

Seção

Imagem e Utopia