The aesthetic dimension in Guamá market, Belém ”“ PA(Amazon)

Authors

  • Fábio Fonseca de Castro Universidade Federal do Pará
  • Fábio Rodrigo de moraes Xavier Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0001-8483-9652
  • Marina Ramos Neves de Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20751

Keywords:

Aesthetic. Interaction. The art of live. Social practice. Market.

Abstract

The article has the reflection on the communicative pragmatics in the aesthetic dimension of the Guamá market, located in Belém, in the Brazilian Amazon. The work is the result of ethnographic research of seven months.The ethnographic perspective seeks to observe the practices of communicative interaction between subjects, the disposition of the products sold the expressiveness of sale. With objective of reflection on the existential art of the world of life and the way the daily life of the market is existent.It is noted the wisdom and knowledge that is developed by subjects, with meaning, sensitivity to the aesthetic social essence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará

Professor associado da Universidade Federal do Pará, com atuação na interface Antropologia, Sociologia e Comunicação usando referencial metodológico fenomenológico e hermenêutico. Professor e atual coordenador do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua também no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA) e na Faculdade de Comunicação da UFPA. Graduado em Comunicação Social pela UFPA (1990), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1994), mestre em Estudo das Sociedades Latino-Americanas (opção Antropologia) pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2000), doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V (Sorbonne-Descartes) (2003), pós-doutor em Comunicação, com ênfase em etnométodos e estudos sobre interação social pela Universidade de Montréal. Coordena os Grupos de Pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicação e Comunicação, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia. Foi Secretário de Estado de Comunicação no Governo do Pará e ocupou outros cargos e funções públicas: Secretário de Estado Especial para o Desenvolvimento Social (Governo do Pará), Chefe do Departamento de Comunicação da UFPA, diretor do Museu da Imagem e do Som do Pará, Coordenador da Câmara de Políticas Sócio-Culturais do Governo do Pará, Coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural da Fundação Cultural do Pará, Assessor Especial para o Planejamento Político na Casa Civil do Governo do Estado do Pará, delegado pelo Pará à I Conferência Nacional de Comunicação.

Fábio Rodrigo de moraes Xavier, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Compõe o corpo discente da Universidade Federal do Pará (UFPA) no curso de Bacharelado em Comunicação Social. Atualmente é bolsista de iniciação científica (PIBIC) no projeto de pesquisa A dimensão intersubjetiva dos fenômenos comunicativos. Elementos teóricos e metodológicos para pensar a Comunicação a parti da noção de intersubjetividade financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), também participa do projeto de pesquisa Experiência social, cultura e sensibilidades amazônicas. Atua em conjunto com o Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicação, certificado pela (UFPA). do Programa de Pós - Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da mesma instituição. Foi bolsista de iniciação científica (PIBIC) no projeto de pesquisa a Experiência social, cultura e comunicação na Amazônia. Etapa 1: Intersubjetividade e pragmática comunicativa em mercados de Belém (2014), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), também foi bolsista da Pró- Reitoria de Administração (PROAD) na Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de (2016) . Foi também discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de (2013).

Marina Ramos Neves de Castro, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA da Univerisdade Federal do Pará. Mestre em Artes pelo PPGArtes do Instituto de Ciências das Artes (UFPA, 2013) e mestre em Études des Societés Latino-Americaines pela Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris 3, 2003). Durante três anos seguiu os cursos de história da arte do Museu do Louvre, em Paris e, durante um ano, cursos de história da arte e das civilizações na Université de Montréal. Iniciou curso de doutorado em sociologia da cultura na Université de Sorbonne-Descartes (Paris 5), concluindo os créditos e a pesquisa de campo, mas não chegou a defender a tese. Coordenou o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ) durante 5 anos e, também nessa instituição, os cursos de Especialização em Gestão em Comunicação e Marketing. Na FAZ ainda desenvolveu o projeto acadêmico-pedagógico "Expor-FAZ", por meio do qual professores e alunos de diferentes disciplinas desenvolveram ações de criação, produção e exposição de projetos associando história da arte e publicidade. Também atuou como professora no curso de Especialização Imagem e Sociedade, na UFPA. Como professora, a nível de graduação e pós-graduação (especialização), ministrou as disciplinas História da Arte, Estética da Comunicação e Sociologia da Comunicação. Trabalhou ainda, durante 9 anos, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, desenvolvendo atividades junto ao Centro de Convenções, ao Departamento de Ação Cultural e, durante um ano no Museu da Imagem e do Som. Em 2012 foi responsável pela curadoria e montagem da exposição Pai d´égua Brasil em defesa do ECA, da artista plástica Lúcia Gomes. Participa do grupo de pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicação.

References

BECKER, Howard. As políticas da apresentação: Goffman e as instituições totais. Grenoble, 1999.

BOURRIAU, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.

CASTRO, Marina R.N. de. A arte na sua cotidianidade: Uma percepção de arte na feira do Guamá. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, Julho, 2013.

CERTAU, M. de. A Invenção do cotidiano:Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

GOFFMAN, Enving. A situação negligenciada. In Ribeiro e Garcez. Porto Alegre: Ager, 1998.

GOFFMAN, Enving. Interactive ritual: Essays on face behaviour. Londor: Alen Lane, 1971.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da Razão Sensível.Petrópolis:Vozes, 1998.

. Au Creaux des apparences.Paris: PLON, 1990.

NOBRE, Renarde Freire. Weber e o Racionalismo Ocidental.In: CARVALHO, Alonso Bezerra; BRANDÃO, Carlos da Fonseca (Org.). Introdução à Sociologia da Cultura: Max Weber e Nobert Elias. São Paulo: Ed. Avercamp, 2005.

NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo. Ed. Buruti, 1989

SCHUTZ, Alfred. Sobre a fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes, 2012.

SMITH, Greg. Erving Goffman. Londres/Nova York, Routledge, 2006.

SIMMEL, George. O problema da sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1983.

LEVI-STRAUSS, Claude. Introdução a obra de Marcel Mauss e o ensaio sobre dádiva. Revista de sociologia e política. São Paulo. v.14, p.173 2003.

Published

2017-12-02

How to Cite

Castro, F. F. de, Xavier, F. R. de moraes, & de Castro, M. R. N. (2017). The aesthetic dimension in Guamá market, Belém ”“ PA(Amazon). Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 362–372. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20751

Issue

Section

V. Tangenciamentos disciplinares