A alma da arte

Autores

  • Carlos Alberto Augusto

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20647

Palavras-chave:

Teoria da Informação Integrada. TeatroOcidental. Tecnologia. Ferramentas. Design. Consciência

Resumo

A arte e a tecnologia estiveram desde sempre ligadas. A utilização da tecnologia e das ferramentas atinge hoje um grau elevado de sofisticação. Também na arte. Isto não quer dizer que o simples uso de ferramentas e da tecnologia sofisticadas gera arte. Teremos inventado e re-inventado a roda, mas, por mais útil que ela seja, esta invenção não teria sobrevivido se não tivesse obedecido a um conjunto simples de princípios de design que lhe conferem coerência e sustentam e legitimam a longevidade do seu conceito. O uso da tecnologia nas artes, particularmente nas artes performativas, não está livre de obedecer às regras do design. A sua não observância pode levar à criação de produções de mérito duvidoso. A Teoria da Informação Integrada pode ajudar a perceber porquê. O exemplo do teatro da tradição ocidental, analisado à luz desta teoria, pode ajudar a ilustrar esta ideia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente.Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2004.

ARNOTT, Peter D. Public Performance in the Greek Theatre. New York: Routledge, 1989.

BENNETT, Susan. Theatre Audiences. New York: Routledge, 1990.

BERNAL, John Desmond.The Extension of Man: a History of Physics Before 1900. Londo: Paladin, 1972.

CRICK, Francis. The Astonishing Hypothesis: The Scientific Search for the Soul. New York: Touchstone, 1994.

HARTNOLL, Phyllis. The Theatre, A Concise History. London, Thames & Hudson, 1987.

McLUHAN, Marshall. Understanding Media: the Extensions of Man. London: Abacus, 1973.

TEGMARK, Max. Consciousness as a State of Matter.Chaos, Solitons& Fractals, vol. 76, 238-270, 2018.

TONONI, Giulio. Consciousness as Integrated Information: a Provisional Manifesto. The Biological Bulletin, 215: 218-242. Chicago: The University of Chicago Press Books, 2008.

TONONI, Giulio; KOCH, Christof. Consciousness: here, there and everywhere?.Philosophical Transactions of the Royal Society B - Volume 370, issue 1668. London: The Royal Society Publishing, 2015.

WALCOTT, Peter. Greek Drama in its Theatrical and Social Context. Cardiff: University of Wales Press, 1976.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Augusto, C. A. (2018). A alma da arte. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 173–187. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20647

Edição

Seção

Imagem e(m) Cena