The expanded body and the effects of presence in intermediais performance

Authors

  • Gabriela Lirio Gurgel Monteiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20643

Keywords:

Expanded body. Effects of presence. Digital technologies. Intermediais performances.

Abstract

The article analyses the concept of expanded body and the effects of presence in intermediais performances. The goal is to investigate how digital technologies radicalize some practices allowing the expanded body of the artist to break spaces surrounded by the scene.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriela Lirio Gurgel Monteiro, UFRJ

Gabriela Lírio Gurgel Monteiro é fundadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ), que coordenou de setembro de 2013 a setembro de 2015. É professora Adjunta IV do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Desenvolve atualmente a pesquisa A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens (PIBIC/CNPq) e Autobiografia na cena contemporânea. Publicou artigos nos periódicos O Percevejo, Urdimento, Revista Cena, Concinnitas, Arte&Ensaio, Art&Cultura, entre outros. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) (1995), Mestrado em Letras (1999), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado sanduíche - Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002), sob orientação de Georges Banu. Em 2016, concluiu Estágio Sênior (CAPES/2016), com supervisão da profa. Dra. Josette Féral, na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle, desenvolvendo a pesquisa intitulada Teatro e Tecnologia.

References

BERTRAND, Philippe; GONZALEZ-FRANCO, Daniel; CHERENE, Christian; POINTEAU, Arthur. The machine to be another: embodiment performance to promote empathy among individuals. Disponível em: http://doc.gold.ac.uk/aisb50/AISB50-S16/AISB50-S16-Bertrand-paper.pdf. Acesso em: 25/09/2015.

BRESSAN, Yannick. L’inscription physique et cognitive du personnage: effet de présence. In: BOURASSA, Renée; POISSANT, Louise (Org.). Personnage virtuel et corps perfomatif. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2013, pp.305-313.

CATALA, Laurent. La machine à être un autre. Disponível em: http://www.makery.info/2015/04/17/la-machine-a-etre-un-autre/. Artigo publicado em Acesso em 25 de setembro de 2015.

FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine: Erguendo um monumento ao efêmero. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: SESC/SENAC, 2010.

_________. Além dos limites: Teoria e prática do teatro. Trad. Jacob Guinsburg et al. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette (Org). Pratiques Performatives: BodyRemix. Press de l’Université du Québec/Presses Universitaires de Rennes, 2012.

GURGEL, Gabriela L. Poéticas cênicas em espetáculos intermediais: imagem e presença. In: O Percevejo online. Vol. 5, n.2, julho-agosto de 2014, pp.95-105.

KAC, Eduardo. Telepresença e bioarte: Humanos, Coelhos e Robôs em Rede. São Paulo: Editora da USP, 2013.

ORLAN. I do not want to look like... Orlan on becoming Orlan. Women’s Art Magazine, n. 64, maio-junho, 1995.

PERROT, Edwiges. Le performeur virtuel: Parcours dans l’oeuvre de 4D Art par Michel Lemieux. In: BOURASSA, Renée; POISSANT, Louise (Org.). Personnage virtuel et corps performatif. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2013, pp. 327-337.

RIZZOLATTI, G.; SINIGAGLIA, C. Mirrors in the brain: how our minds share actions and emotions. Oxford: Oxford University Press, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus Editora, 2007.

__________. As artes do corpo cibernético. In DOMINGUES, Diana (Org.). Arte e Vida no século XXI. São Paulo: Editora UNESP, 2003, pp. 65-94.

SOFIA, Gabriele. Neurones mirois et intention dilatée. Vers un étude de l’expérience performative du spectateur. Du récepteur ou l’art de déballer son pique-nique. Actes de colloques et journées d’étude. Université de Rouen, 2012. Disponível em: http://ceredi.labos.univ-rouen.fr/public/?neurones-miroirs-etintention.html. Acesso em: 25 de setembro de 2015.

Published

2018-10-01

How to Cite

Monteiro, G. L. G. (2018). The expanded body and the effects of presence in intermediais performance. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 103–120. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20643

Issue

Section

Imagem e(m) Cena