Da mediação fenomenológica, para a emergência de uma nova corporeidade. O corpo coletivo como uma forma performativa do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v17i1.20522Keywords:
Somático. Tecnologia. Mediação. Fenomenologia. Cambio ontológico. Corporeidade.Abstract
Este artigo pretende analisar uma abordagem de pesquisa-criação, que tem como objetivo desenvolver uma visão diferente do corpo performativo através do seu contacto com a tecnologia, e com especial atenção para a reintrodução do corpo, e sua inteligência específica, na compreensão e construção da relação entre somática e tecnologia. Este capítulo defende a hipótese de que a tecnologia, utilizada nestas experiências como uma físicalidade (Leroi-Gourhan, [1945], 1973), torna-se um elemento ativador de um processo de reconfiguração sensório-perceptiva (Pitozzi, 2010b), que tem o potencial de desenvolver, não uma corporeidade única, mas várias corporalidades novas decorrentes da modificação, física e fenomenológica, do efeito da tecnologia sobre o corpo performativo em movimento. Para fazer o exame destas alterações e emergências, a análise será feita desde o ângulo do corpóreo, que é uma interpretação ontológica mais recente do corpo performativo (Bernard, 2001; Perrin, 2006), que sugere a compreensão do corpo como uma abertura, uma encruzilhada de influências e relações, uma realidade instável feito de redes de intensidades (Merleau-Ponty, 1945; Deleuze e Guattari, 1980; Rolnik, 2006). Sugiro analisar essas manifestações de corporeidade, o que é possível obter através de uma mudança ontológica do corpo quando está sob a ação da, e ativado pela, tecnologia. É, portanto, uma abordagem que tem em conta uma ontologia instável. Seguindo este processo analítico vamos, então, ser capazes de sugerir que esta mudança ontológica do corpo - tornada possível pela consideração da sua mediação - traz a evolução das formas de corporeidade.
Downloads
References
BATSON, Glenna. “Somatic studies and dance.” International Association for Dance Medicine and Science, (17 September 2009). Disponível em http://c.ymcdn.com/sites/www.iadms.org/resource/resmgr/resource_papers/somatic_studies.pdf (consultado 15 de Outubro de 2014).
BENKIRANE, Réda. La Complexité, vertiges et promesses. Dix-huit histoires de sciences. Paris: Le Pommier, 2002.
BERNARD, Michel. “Sens et fiction ou les effets étranges des trois chiasmes sensoriels”. Nouvelles de danse, Dossier: À l’écoute du corps, no. 17 (Outubro, 1993), Bruxelles: Contredanse: 56”“64.
”“”“”“”“”“ De la création chorégraphique. France: Edition Centre national de la danse, Collection Recherches, 2001.
BERTHOZ, Alain. Le sens du mouvement. Paris: Editions Odile Jacob, 1997.
BLAY, Michel, ed. Dictionnaire des concepts philosophiques. Paris: Larousse - CNRS Editions, Collection-In Extenso, 2006.
BOISCLAIR, Louise. “Isabelle Choinière de Corps Indice; autour des Demoiselles d’Avignon”. In Inter Art Actuel, no. 98 (2007), Montreal: Inter art publishing: 52”“56.
BRANNIGAN, Erin. Dance Film: Choreography and the Moving Image. New York: Oxford University Press Inc, 2011.
CHOINIÈRE, Isabelle. “For a methodology of transformation: At the crossing of the somatic and the technology, to become other…” Journal of Dance & Somatic Practices, Special isssue: Somatics and technology, edited by Andrea Davidson and Sarah Rubidge, vol. 5, issue 1 (2013). Bristol: Intellect
Press: 95”“112.
”“”“”“”“”“- “The interval as a new approach to interfaces: Toward a cognitive and aesthetic paradigm of communication in the performing arts.” In The Point of Being, edited by Derrick de Kerckhove and Cristina Miranda de Almeida, 103”“45. Newcastle-upon-Tyne: Cambridge Scholar Publishing, 2014.
”“”“”“”“”“ “The complexification of self: At the crossroads of concepts of flux and ‘living at risk’.” Technoetic Arts: A Journal of Speculative Research, Special isssue: Moistmedia, edited by Isabelle Choinière (Lead), Cristina Miranda de Almeida, Carlos Augusto Moreira da Nóbrega and Maria Luiza
P. Guimarães Fragoso, vol. 13, no. 1+2 (2015). Bristol: Intellect Limited: 25”“44.
CHOINIÈRE, I., DAVIDSON, A. & PITOZZI, E. The prism of the senses: New ‘‘realities’’ of the body in contemporary performance (em processo).
DAVIDSON, Andrea. “Somatics: An orchid in the land of technology.” Journal of Dance & Somatic Practices, Special isssue: Somatics and technology, edited by Andrea Davidson and Sarah Rubidge, vol. 5, issue 1 (2013). Bristol: Intellect Press: 3”“15.
”“”“”“”“”“ “Isabelle Choinière: Corps Médiatisés”. In Parcours L’Informateur des arts, no. 86 (December 2015), Montreal: Les Editions Trajet Inc.: 58”“59.
DESPRES, Aurore. Travail des sensations dans la pratique de la danse contemporaire. Logique du geste esthétique. Ph.D. Thesis Nouveau Régime Esthétique, Sciences et Technologies des Arts (Option Danse). Paris: Université Paris VIII - Saint-Denis, 1998.
DELEUZE, Gilles ; GUATTARI, Felix. Milles Plateaux; Capitalisme et schizophrénie 2. Paris: Les Éditions de Minuit, Collection Critique, 1980.
FIGOLS, Florence. Parcours sensible d’un processus de composition chorégraphique [microforme]: sensation, improvisation, interprétation. MA. Thesis in dance. Montreal: Université du Québec à Montréal, 2000.
FRALEIGH, Sondra Horton (1996). Dance and Lived Body. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press. Publicado originalmente em 1987.
GARDNER, Howard, (2006). Frame of Minds: The Theory of Multiples Intelligences. Cambridge, MA: Edition Gardner. Publicado originalmente em 1983.
HACKNEY, Peggy. Making Connections. Total Body Integration Through Bartenieff Fundamentals, Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1998.
IHDE, Don. Postphenomenology and Technoscience. The Peking University Lectures, Albany: State University of New York Press, 2009.
KOESTLER, Arthur & SMYTHIES, J.R., eds., (1972). Beyond reductionism, new perspectives in the life of sciences: Proceedings of the Alpbach Symposium 1968. Boston: Beacon Press. Publicado originalmente em 1968.
KOZEL, Susan. Closer: Performance, Technologies, Phenomenology. Cambridge, MA: MIT Press, 2007.
KUYPERS, Patricia. “Des trous noirs; Un entretien avec Hubert Godard Bruxelles”. In Nouvelles de
Danse, no. 53, Scientifiquement Danse; Quand la danse puise aux sciences et réciproquement, 56”“
Bruxelles: Contredanse, 2006.
LABAN, Rudolf Von. La maîtrise du mouvement. France: Edition Acte sud, 2007.
LAFLAMME, Yvonne. “La science de l’art/l’art de la science: une synergie propre à un nouvel esprit
scientifique en recherche création.” In La recherche création; pour une compréhension de la
recherche en pratique artistique, edited by Pierre Gosselin and Éric Le Coguiec, 65”“76. Quebec:
Presses de l’Université du Québec, 2009.
LEROI-GOURHAN, André. L’homme et la matière. Évolution et techniques. Paris: Editions Albin
Michel, Collection Sciences d’aujourd’hui, no.I. Publicado originalmente em 1943, 1971.
LEROI-GOURHAN, André. Milieu et techniques: Évolution et techniques. Paris: Editions Albin Michel,
Collection Sciences d’aujourd’hui, no.II. Publicado originalmente em 1945, 1973.
LIMA, Cecilia. “Trans-meaning ”“ Dance as an embodied technology of perception.” Journal of Dance
& Somatic Practices, Special isssue: Somatics and technology, edited by Andrea Davidson and
Sarah Rubidge, vol. 5, issue 1 (2013). Bristol: Intellect Press: 17”“30.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945.
MISI, Mirella & PIMENTEL, Ludmila. “Phenomenological and Post-phenomenological perspectives in
mediadance.” In The Oxford Handbook of Screendance Studies, edited by Douglas Rosemberg.
Oxford: Oxford University Press, 2016.
MORAN, Dermot. Introduction to Phenomenology. London and New York: Routledge, 2000.
MORIN, Edgar. La méthode. Tome 1. La nature de la nature. Paris: Éditions du Seuil, 1977.
”“”“”“”“”“ Pour sortir du vingtième siècle. Collection 90, Paris: Éditions Fernand Nathan, 1981.
Perrin, Julie. “Les corporéités dispersives du champ chorégraphique: Odile Duboc, Maria Donata d’Urso, Julie Nioche.” International Colloquium proceedings Projections: des organes hors du corps, edited by H. Marchal and A. Simon, (13”“14 October 2008). Paris: 101”“07. Available at
http://www.epistemocritique.org/IMG/pdf/ProjectionsPerrin.pdf (consultado em 9 de Junho de 2010).
Pitozzi, Enrico. “Espace stéréoscopique pour corps sonore.” Archée, (December 2009). Available at http://archee.qc.ca/
”“”“”“”“”“ “Étendre la peau; Scène, perception, dispositifs technologiques.” In Ensemble ailleurs/Together elsewhere, edited by Louise Poissant and Pierre Tremblay, 321”“40. Quebec: Presses de l’Université du Québec, Collection Esthétique des arts médiatiques, 2010a.
”“”“”“”“”“ “Corpo sonoro collettivo. Verso una tattilita uditiva”/ “A collective resounding body: Aiming towards an auditory tactility.” Digimag, no. 51, (2010b).
”“”“”“”“”“ “Sismographies de la présence.” Paper presented at Journées d’études Effets de présence, effets du réel, Université du Québec à Montréal, Montreal, (6 June 2008). This text is publish, with minimal variations, in Perception et sismographie de la présence. In Le réel à l’épreuve des
technologies, directed by Josette Féral, 236”“259. Rennes, Presses de l'Université de Rennes, 2013a.
”“”“”“”“”“ “The perception is a prism: Body, presence and technologies.” Brazilian Journal on Presence Studies, no. 4: 2 (2014): 174”“204. Disponível em www.seer.ufrgs.br/presenca (consultado em 25 de Janeiro de 2015).
”“”“”“”“”“ “Bodysoundscape. Perception, movement and audiovisual developments in contemporary dance.” In The Oxford Handbook of Music, Sound and Image in the Fine Arts, edited by Yael Kaduri. Oxford: Oxford University Press, 2016.
QUINZ, Emanuele & MENICACCI, Armando. ‘‘Étendre la perception? Biofeedback et transferts intermodaux en danse’’. In Nouvelles de Danse, no. 53, Scientifiquement Danse; Quand la danse puise aux sciences et réciproquement, 76”“96. Bruxelles: Contredanse, 2006.
RIEUSSET-LEMARIE, Isabelle. “À la recherche du corps perdu: au-delà des malentendus, le dialogue privilégié entre danse et arts numériques.” In Bains numériques #1: Danse et nouvelles technologies. Enghiens les Bains/2005, Biennale internationale de la scène numérique, edited by Andrea Davidson, 87”“98. Madrid: Editions Centre des arts d’Enghien-les-bains, 2005.
ROLNIK, Suely. “O outro faz parte da obra ou a obra faz parte do outro?” Conference presented at the Forum F.A.Q. ”“ Perguntas Sobre Arte, Consciência e tecnologia, SESC. /Premio Sergio Motta de Arte e tecnologia, São Paulo, Brazil, (30 de Novembro de 2006).
”“”“”“”“”““Anthropophagic subjectivity.” (n.d. a). Available at http://caosmose.net/suelyrolnik/textos.htm (consultado em 22 de Maio de 2007).
”“”“”“”“”““Figures nouvelles du chaos; les mutations de la subjectivité contemporaine.” (n.d. b).
Available at http://caosmose.net/suelyrolnik/textos.htm (consultado em 22 de May de 2007).
ROUX, Céline. Danse(s) performative(s): enjeux et développements dans le champ chorégraphique français 1993-2003. Paris: L’Harmattan, Collection Le corps en question, 2007.
SHARIR, Yacov. Beyond the Electronic Connection. The Technologically Manufactured CyberHuman and Its Physical Human Counterpart in Performance: A Theory Related to Convergence Identities. Ph.D. Thesis. Plymouth: University of Plymouth, 2012.
SHUSTERMAN, Richard. “Intellectualism and the field of aesthetics : the return of the repressed? ” In Revue Internationale de Philosophie 2, no. 220, 327”“342. Association Revue internationale de philosophie, 2002. Available at www.cairn.info/revue-internationale -de-philosophie-2002-2-
page327.htm. (consultado em 2 de Agosto de 2016).
SIMONDON, Gilbert, ([1969, 1989] 2001). Du monde d’existence des objets techniques. Paris: Editions Aubier. Publicado originalmente em 1958.
SUQUET, Annie. “Scènes. Le corps dansant: un laboratoire de la perception.” In Courtine, JeanJacques (ed.), Histoire du corps. 3. Les mutations du regard. Le XXe siècle, 407”“430. Paris: Editions du Seuil, Collection Points Histoires, 2006.
VIGARELLO, Georges. “S’entraîner.” In Courtine, Jean-Jacques (ed.), Histoire du corps. 3. Les mutations du regard. Le XXe siècle, 169”“208. Paris: Editions du Seuil, Collection Points Histoires, 2006.