Performalteridades: vídeo-danças para ninguém
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14529Abstract
Todos nós somos o outro de alguém. Existimos cientes desta clivagem do ser que é bifurcado entre o si mesmo e o outro. No entanto, algumas vezes este outro, ao invés de ser alguém, é ninguém. Este artigo apresenta considerações sobre performalteridades, um conjunto de ações propositivas estruturadas a partir da vídeo-dança como eixo para a composição coreográfica de performances e ocupações do espaço público.Â
Downloads
References
AUSTIN, J. L. How to do things with words. Cambridge: Harvard University Press, 1975.
BARTHES, Roland. Inéditos, II: crítica. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BECKER, Howard. Mundos artísticos e tipos sociais. In: Gilberto Velho (Org.), Arte e Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (pp.9-26).
________. Art worlds. Berkley: University of California Press, 1982.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. Gênese e estrutura do campo literário. Tradução: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CAUQUELIN, Anne. Frequentar os incorporais. Contribuição a uma teoria da arte contemporânea. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DE MARIA, Walter. Meaningless work. In: K. Stiles & P. Selz (Eds.), Theories and documents of contemporary art. A sourcebook of artist’s writings. Berkeley: University of California Press, 2012/1960. (pp.629-30).
FERNANDES, Ciane. Entre Escrita Performativa e Performance Escritiva: O Local da Pesquisa em Artes Cênicas com Encenação. Anais do V Congresso da ABRACE, 2008. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios/Ciane%20Fernandes%20%20Entre%20Escrita%20Performativa%20e%20Performance%20Escritiva%20O%20Local%20da%20Pesquisa%20em%20Artes%20Cenicas%20com%20Encenacao.pdf
FERVENZA, Hélio. Formas da apresentação: documentação, práticas e processos artísticos. In: Anais do 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008. (pp.1734-44).
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível. Estética e Política. São Paulo: Editora 34, 2009.
RAVETTI, Graciela. Performances escritas: o diáfano e o opaco da experiência. IN: Hildebrando, Antônio; Nascimento, Lyslei & Rojo, Sara (org). O corpo em performance: imagem, texto, palavra. Belo Horizonte: NELAP/FALE/UFMG, 2003.
SCHÜTZ, Alfred. Sobre fenomenologia e relações sociais. Tradução: Raquel Weiss. Rio de Janeiro: Vozes, 2012/1932.
SHAPIRO, Roberta. “O que é artificação?”Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 1, p. 135-151, jan./abr, 2007.
VELHO, Gilberto. Vanguarda e Desvio. In: Gilberto Velho (org.), Arte esociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1976