Brasília: o contorno da imagem moderna

Authors

  • Rodrigo Queiroz - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14483

Abstract

O presente artigo aponta para uma peculiaridade inerente à estrutura formal e espacial da arquitetura moderna brasileira, que a distancia das postulações racionalizadoras apregoadas pelas vanguardas construtivas (implantação serial e uniforme). A disposição deliberadamente compositiva, identificada em conjuntos arquitetônicos como Pampulha e o centro cívico de Brasília, demonstra a disposição local pelo projeto de um espaço hierarquizado, definido por uma clássica relação de contraste entre opostos, tais como: curva/reta, opacidade/transparência, luz/sombra, vertical/horizontal, dinâmico/estático. A relação de complementariedade entre as formas dispostas no espaço, inclusive com a frequente presença da escultura figurativa no ambiente exterior, revela um paradoxal fundo acadêmico no projeto do espaço da arquitetura moderna brasileira, que o artigo pretende revelar.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDREOLI, Elisabetta, FORTY, Adrian. Arquitetura Moderna Brasileira. Nova York: Phaidon, 2004.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

BARNABÉ, Marcos. A poética da luz natural na obra de Oscar Niemeyer. Dissertação de Mestrado. São Paulo, FAU-USP:2000.

BOESIGER, Willy. Le Corbusier. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

BORDA, Luis Eduardo. O Nexo da Forma ”“ Oscar Niemeyer: da Arte Moderna ao debate contemporâneo. Tese de doutorado. São Paulo: ECA-USP:2003.

_____. Vínculo da Forma: investigações sobre a interface da obra de Niemeyer com a Arte Moderna. Revista Nossa América n. 25. São Paulo: Memorial da América Latina, 2007

BOTEY, Josep Maria. Oscar Niemeyer: works and projects. Barcelona. Gustavo Gilli, 1996.

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo. Perspectiva, 1999 (3a ed.).

CABRAL, Fernando Frank. À Procura da Beleza: Aprendendo com Oscar Niemeyer. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FAU-USP, 2002

_____. Auditório Simon Bolívar: A Beleza na Síntese. Revista Nossa América n. 25. São Paulo: Memorial da América Latina, 2007

CAVALCANTI, Lauro. Moderno e Brasileiro: a história de uma nova linguagem na arquitetura (1930-1960). Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2006

COLQUOUN, Allan. Modernidade e Tradição Clássica: ensaios sobre arquitetura. São Paulo. Cosac Naify. 2004.

CORONA, Eduardo. Oscar Niemeyer: uma lição de arquitetura (apontamentos de uma aula que perdura há sessenta anos). São Paulo, FUPAM, 2001.

COSTA, Maria Elisa (org.). Com a palavra, Lucio Costa. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001

DECKER, Zilah Quezado. Brazil Built: the architecture of the modern movement in Brazil. Spon Press: Nova York, 2001

FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo. Martins Fontes, 1997.

GOROVITZ, Matheus. Brasília: uma questão de escala. São Paulo, Projeto/CNPq, 1985.

LISSOVSKY, Maurício e MORAES DE SÁ, Paulo Sérgio. Colunas da Educação: a construção do Ministério da Educação e Saúde (1935-1945). Rio de Janeiro: MinC/IPHAN/FGV/CPDOC, 1996.

MINDLIN, Henrique E. Arquitetura Moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999

NIEMEYER, Oscar. Depoimento. Revista Módulo n.09, pp.03-06, fev.1958

_____. Minha Experiência em Brasília. Rio de Janeiro: Avenir, 1961

_____. A Forma da Arquitetura. Rio de Janeiro: Revan, 1978

_____. As Curvas do Tempo. Revan, Rio de Janeiro, 1998

_____. Minha Arquitetura. Revan, Rio de Janeiro, 2000

_____. Serpentine Gallery Pavilion 2003. Serpentine Gallery and Trolley: Londres, 2003

PAPADAKI, Stamo. The work of Oscar Niemeyer. New York: Rheinhold Publishing, 1950.

_____. Oscar Niemeyer: works in progress. New York, Rheinhold Publishing, 1956.

PEDROSA, Mario. Dos Murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo, Perspectiva, 1981.

PETIT, Jean. Niemeyer: Poeta da Arquitetura. Milão: Fidia Edizioni D’Arte, 1998:54

QUEIROZ, Rodrigo. O Desenho de um processo: os estudos de Oscar Niemeyer para o edifício do Congresso Nacional de Brasília. São Paulo, Dissertação de Mestrado, ECA-USP, 2003.

_____. Oscar Niemeyer e Le Corbusier: encontros. Tese de Doutorado: FAUUSP, 2007

SCULLY, Vincent. Arquitetura Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2002

SUMMERSON, John. A linguagem clássica da arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

TELLES, Sophia S. Arquitetura moderna no Brasil: o desenho da superfície. São Paulo,

VALLE, Marco Antonio Alves do. Desenvolvimento da forma e procedimentos de projeto na arquitetura de Oscar Niemeyer (1935-1998). Tese de Doutorado. FAU-USP. 2000:50

WISNIK, Guilherme. Lucio Costa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

_____. Formalismo e Tradição: a arquitetura moderna brasileira e sua recepção crítica. Dissertação de Mestrado. FFLCH-USP: São Paulo, 2003.

XAVIER, Alberto (org). Depoimentos de uma geração. São Paulo. Cosac Naify. 2003.

Published

2015-05-16

How to Cite

Queiroz - Universidade de São Paulo, R. (2015). Brasília: o contorno da imagem moderna. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 13(1). https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14483

Issue

Section

Dossiê - História da Crítica de Arte no Brasil