Lost in Translation: Condição Pós-Meio Versus Pós-Mídia nas Imagens em Movimento

Autores

  • Mario Caillaux UnB

Palavras-chave:

videoarte, Condição pós-meio, Pós-mídia, Rosalind Krauss

Resumo

Neste artigo, problematizamos a divisão das obras que articulam imagens em movimento na arte contemporânea brasileira com base em categorias definidas apenas pelo meio utilizado. Adotando uma posição crítica em relação ao uso de referenciais teóricos norte-americanos e europeus para conceituar esse conjunto de trabalhos, buscamos tensionar a ampla adoção das ideias da crítica americana Rosalind Krauss — tanto suas propostas de ampliação das categorias artísticas quanto a formulação do conceito de “condição pós-meio” — pela crítica e historiografia brasileira. Defendendo uma visão mais ampla das imagens em movimento, questionamos a concepção da videoarte como um meio específico, ligado tanto ao sistema artístico quanto aos meios de comunicação de massa, especialmente à televisão.

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Publicado

2025-06-29

Como Citar

Caillaux, M. (2025). Lost in Translation: Condição Pós-Meio Versus Pós-Mídia nas Imagens em Movimento. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 24(01). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/56867

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