O colecionismo no Brasil e o trânsito da coleção de arte construtiva de Adolpho Leirner para os Estados Unidos

Autores

  • Almerinda Lopes Ufes

Palavras-chave:

Arte Concreta, Colecionismo , Adolpho Leirner , Museu de Houston, Intercionalização

Resumo

A partir de contextualização sobre colecionismo, o texto discorre sobre a importante coleção de arte concreta do empresário paulista Adolpho Leirner (1935), constituída a partir da década de 1960, quando as linguagens abstratas despertavam pouco interesse das instituições culturais, colecionadores e mercado. A venda desse patrimônio artístico em 2007 para o Museu de Houston no Texas, Estados Unidos, se por um lado retirou do país, o mais significativo acervo concretista aqui produzido, justamente no momento em que essa linguagem artística começava a ser mais estudada e institucionalizada, em contrapartida, a internacionalização permitiu que nossa arte abstrata, bem como a contemporânea circulasse mais e angariasse destaque no cenário artístico mundial.

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Referências

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Lopes, A. (2024). O colecionismo no Brasil e o trânsito da coleção de arte construtiva de Adolpho Leirner para os Estados Unidos. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 23(2), 46–64. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/56127

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Colaborações - Tema Livre