Gesto

interação poética humano-máquina através da energia

Autores

Palavras-chave:

arte-tecnologia, antropoceno, sustentabilidade, energia, interação

Resumo

A interação humano-máquina acontece em toda a história da humanidade, porém em cada época se caracteriza por especificidades, que afetam o corpo, o ambiente e o modo de vida como um todo. No contexto digital essas interações se amplificam e a tecnologia torna-se mais presente em todas as atividades, seja no ambiente e no corpo. GESTO é a terceira obra de um tríptico, produzida pelo grupo cAt (ciência/Arte/tecnologia), que reflete sobre geração de energia e a relação do corpo com a máquina, no contexto da Arte e do Antropoceno. A estrutura da obra abandona o uso de computador e de energia elétrica comercial, gerando energia através de um sistema tecnologicamente simples e transparente, no momento de interação do corpo do público com o corpo da obra.

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Biografia do Autor

Milton Sogabe, Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Líder do grupo de pesquisa cAt (ciência/arte/tecnologia), no Instituto de Artes da UNESP. Membro do Conselho Editorial Acadêmico da Fundação Editora Unesp (2018/atual). Pesquisador no ID+ ( Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura), no grupo "Praxis e Poiesis: da prática à teoria artística", Portugal. Bolsista produtividade, PQ-CNPq desde 2008. Membro do SCIArts-Equipe Interdisciplinar (arte/ciência/tecnologia 1996-atual).

Fernando Fogliano, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pós-doutorado pelo programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNESP, doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Co-cordenador do Grupo Ciência Arte e Tecnologia cAt-UNESP, participante do Grupo Internacional de Pesquisas em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia da UNESP, GIIP. Graduado em Física e Engenharia Civil. No campo da Arte e Tecnologia, experimenta e produz com os grupos SCIArts, e os grupos cAt e GIIP -Unesp. Prêmio Sergio Motta 2005 de Arte e Tecnologia com o Grupo SCIArts.

Renato Hildebrand, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Hermes Renato Hildebrand possui graduação em Matemática pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), Mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP (2001). Atualmente é professor da UNICAMP e da PUCSP e exerce o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação do TIDD - Tecnologia da Inteligência e Design Digital, da PUCSP e coordenador associado do Curso de Graduação em Midialogia na UNICAMP.  Em Artes, Ciência e Tecnologia desenvolve reflexões, pesquisas e produções com abordagem em estética, semiótica e em linguagens visuais através das mídias digitais e locativas.

Fábio Fon, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (2000), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Possui também pós-doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (2014). Entre seus estudos publicados, destacam-se 'CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia', livro publicado pela Editora Perspectiva em 2010 e 'Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo', livro premiado no Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, lançado em 2016. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em novas mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e tecnologia, net arte, web arte e poesia digital. É integrante do grupo de pesquisa cAt: Ciência/ARTE/Tecnologia do IA/UNESP.

Ive Rubini

Tiago Ive Rubini trabalha com arte e pesquisa. Participa dos grupos de pesquisa em arte, ciência e tecnologia cAt e GIIP da UNESP, onde faz doutorado. No momento, reside na cidade de Colônia, na Alemanha, onde participa do grupo ExMedia Lab. Se interessa em experimentar técnicas científicas, artísticas e tecnologias eletrônicas. Realiza oficinas e performances baseadas no conhecimento compartilhado, código aberto, em práticas de DIY, do-it-yourself, e DIWO, do-it-with-others.
Pesquisa aspectos artísticos e culturais da sonoridade eletrônica na musicologia, nos estudos de gênero e de colonialidades.

Rodrigo Dorta, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Rodrigo Dorta Marques é Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde integra o grupo de pesquisa cAt (ciência/ARTE/tecnologia), produzindo pesquisa e obras em arte tecnologia. Atua como artista 3D, desenvolvedor de games e professor de games.

Soraya Braz, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNESP, linha de pesquisa Processos e Procedimentos Artísticos. Graduou-se em Artes Plásticas, com habilitação em Multimídia e Intermídia pela ECA-USP. Atualmente desenvolve em parceria com Fabio FON o Projeto Tractos, desenvolvendo pesquisas e ações envolvendo computação física e linguagens artísticas. Participa do grupo de pesquisa cAt - ciência/ARTE/tecnologia - UNESP.

Cleber Gazana, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Arquitetura, Mestre em Artes Visuais, pós-graduado em Criação Visual e Multimídia, em Comunicação e Mídia, graduado como Bacharel em Design e Técnico em Design Gráfico. Pesquisador membro do grupo cAt - ciência/ARTE/tecnologia - Instituto de Artes-UNESP/CNPQ. Trabalha desde 2000 com design visual, focado em design gráfico editorial. Atualmente é professor em cursos superiores de Design, Artes Visuais, Publicidade, Rádio e TV, Jornalismo e Cinema, em curso superior tecnólogo em Design Gráfico e na pós-graduação em Animação.

Roberta Carvalho, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Artista visual e pesquisadora. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (2011) e mestrado em Artes Visuais no Instituto de Artes da Unesp em São Paulo - SP, onde é integrante do Grupo de Pesquisa ciência Arte e tecnologia (cAt). Atua principalmente nos seguintes temas: artes visuais, projeção de imagem, intervenção, projeções em larga escala no espaço urbano, realidades mistas, arte contemporânea e arte educação.

Bárbara Milano, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Bárbara Milano é Mestra em Artes na linha de pesquisa: Processos e Procedimentos Artísticos, pelo (PPGA) Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP; possui graduação em Artes Visuais pela mesma intuição (2015). Atualmente é pesquisadora no grupo de pesquisa GIIP, em arte e tecnologia IA-Unesp/CNPq. E, residente do ateliê de cerâmica pelo programa L.O.T.E.. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, performance, exposição, indigenismo. 

Caio Netto

Mestrado em Artes Visuais no programa de Processos e Procedimentos Artísticos com orientação de Agnus Valente e coorientação de Milton Sogabe, bolsista CAPES - DS. Pesquisador no grupo cAt (ciência/Arte/tecnologia) e no grupo de estudos GIRA - Grupo Interdisciplinar de Raça e Política do Departamento de Ciências Políticas da USP. Possui graduação em Bacharelado - Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e graduação em Licenciatura - Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Além de pesquisador na area também atua como marceneiro e montador (ArtHandler) especializado em obras de arte.

Referências

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Sogabe, M., Fogliano, F., Hildebrand, R., Oliveira Nunes, F., Rubini, I., Dorta, R., … Netto, C. (2023). Gesto: interação poética humano-máquina através da energia. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 401–414. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48479

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art