CAMINHADAS SONORAS E AS DERIVAS DO SOM

Autores

Palavras-chave:

arte e tecnologia, arte sonora, caminhada, site sounds, deriva

Resumo

O presente texto se dedica a traçar uma trajetória espaço-temporal particular, no intuito de conectar conceitualmente práticas poéticas que se concentram na caminhada enquanto proposição estética. Para isso, articula o pensamento dada e parte do surrealismo às posteriores provocações situacionistas, com a psicogeografia e a teoria da deriva enquanto procedimentos inventivos de realidades sobrepostas – assim como declarado por Guy Debord. Quando se imiscuem a práticas sonoras de arte contemporânea, essas caminhadas adquirem um caráter de ressignificação do espaço, através do deslocamento que opera não apenas em termos de relevo percorrido, mas em relação à construção de pensamento estético. Por fim, a análise de obras em espaços públicos, que tomam como relevante a especificidade do local (site specificity), aponta para fenômenos da natureza associados ao sonoro – como a eletricidade e o magnetismo – delineando seus comportamentos físicos a partir de sua característica imaterial e fugaz.

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Biografia do Autor

Ianni Barros Luna, Universidade de Brasília - UnB

Ianni Luna é artista brasiliense com especial interesse no som enquanto fenômeno estético. Com formação em Antropologia e Artes Visuais, sua poética articula arte, tecnologia e ficção. É pós-doutoranda em Artes pela UnB e desde 2012 expõe trabalhos em instalação, vídeo e performance. Seu trabalho ‘Ouvir Olhos’ (2017) é parte da coleção permanente do Museu de Brasília. Mais info: ianniluna.net/

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Luna, I. B. (2023). CAMINHADAS SONORAS E AS DERIVAS DO SOM. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 312–332. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48473

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art