ONÍRICA

experimentos poéticos e estéticos

Autores

  • Carlos Corrêa Praude Universidade de Brasília - UnB
  • Rita de Almeida Castro Universidade de Brasília - UnB
  • Felipe Castro Praude

Palavras-chave:

arte e tecnologia, vídeo-performance, corpo

Resumo

O artigo relata as práticas realizadas pelo coletivo Canto das Ondas, no processo criativo da exposição Onírica, a qual explora intersecções entre a arte computacional, a paisagem sonora e a performance. O trabalho procura demonstrar como as imagens poéticas podem se materializar em obras nessas formas de expressão e busca fomentar a reflexão sobre a hibridização entre linguagens (poesia, arte computacional, performance, arte visual, paisagem sonora e vídeo) e seus possíveis desdobramentos. Da mesma forma, o trabalho fundamenta- se na prática artística, a qual consiste na realização de performances, orientadas por fragmentos poéticos do poeta Manoel de Barros, tendo como cenário, em um campo, ambiente virtual imersivo e interativo com imagens geradas por meio do programa Onírica e, em outro, interação com a própria natureza. As ações performativas desdobram-se em vídeos que registram a mistura entre mídia digital e corpo em cena, com o intuito de propiciar ao outro uma abertura para tempos dilatados de apreciação estética, com um potencial de acionamento de universos oníricos.

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Biografia do Autor

Carlos Corrêa Praude, Universidade de Brasília - UnB

Pesquisador e artista computacional. Realizou pós-doutorado (2019), doutorado (2015) e mestrado (2010) em Arte e Tecnologia no Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília. Foi contemplado nos programas: Rumos Itaú Cultural 2019-2020, 7o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia (2007), Itaú Cultural Rumos Cibernética (2006) e Festival do Minuto (2006).

Rita de Almeida Castro, Universidade de Brasília - UnB

Atriz, diretora, antropóloga e pesquisadora. Professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Coordenadora do Grupo de pesquisa Poéticas do Corpo e do grupo Teatro do Instante. Realizou pós-doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP; doutorado em antropologia na Universidade de São Paulo. Publicou artigos, livros e participou de várias obras cênicas e fílmicas.

Felipe Castro Praude

Músico, compositor, sound designer e produtor musical.

Referências

BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

CASTRO, Rita de Almeida. Ser em cena, flor ao vento: etnografia de olhares híbridos. Brasília: Editora UnB, 2012.

GREINER, Christine. Fabulações do corpo japonês e seus microativismos. São Paulo: n-1 Edições, 2017.

LASZLO, Ervin. A plenitude do cosmos: a revolução Akáshica na ciência e na consciência humana. São Paulo: Cultrix, 2018.

PAIS, Ana. Ritmos afectivos nas artes performativas. Lisboa: Edições Colibri, 2018.

PRAUDE, Carlos Corrêa. Arte Computacional e Teoria Ator-Rede: actantes e associações intersubjetivas em cena. 247 páginas. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Arte. Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Corrêa Praude, C., de Almeida Castro, R., & Castro Praude, F. (2023). ONÍRICA: experimentos poéticos e estéticos. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 238–249. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48469

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art