MÁQUINA DE GUERRA E DOS DESEJOS

Autores

  • Valzeli Sampaio Universidade Federal do Pará - UFBA

Palavras-chave:

Mangueira Desejo, intervenção artística, realidade aumentada, sítio específico, máquina de guerra

Resumo

Este texto se depara com este momento contemporâneo e seus avatares em tecnologias emergentes: plataformas digitais, big data, manufatura aditiva, robótica avançada, aprendizado de máquina e internet das coisas, em contraponto, a existência de sociedades alheias ao movimento singular do capitalismo tardio e de plataforma. O trabalho de arte Mangueira Desejo se debruça sobre a instauração de corpos mutantes por intermédio da tecnologia móvel. A difusão de aparelhos móveis de comunicação aponta para a integração do padrão de vida nômade, e indicam que o corpo humano se transformou em um conjunto de extensões ligadas a um mundo cíbrido, interconectado por redes e sistemas on e off line. O projeto Mangueira Desejo cria um dispositivo desejante, uma máquina de desejos que possibilita um outro modo de ver e estar com as mangueiras de Belém, buscando integrar a vida cotidiana às reflexões sobre arte, lazer e vida urbana. O projeto desenvolve espaço topográfico que se inicia nas árvores e se ramifica nos habitantes da cidade, e nos interatores na internet, desenhando um topos de aspirações cotidianas, sejam elas de cunho pessoal, coletivo (local e/ou global), político e ambiental, incitando seus usuários a se refletirem na cidade como agentes-cidadãos com voz por intermédio das mangueiras. O projeto de intervenção e site specific atua no contexto da tecnologia, e busca refletir a relação sinérgica do homem e os objetos técnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valzeli Sampaio, Universidade Federal do Pará - UFBA

Artista visual, produtora e curadora independente. Tem experiência na área de produção, pesquisa e crítica em Artes, com ênfase em arte contemporânea, design enovas mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura visual, processo de criação, semiótica, novas mídias, poéticas e performances digitais, video e artecontemporânea. Desenvolve pesquisa intitulada "Territórios Hibridos" sobre as relações de hibridação nos processos criativos contemporâneos. Coordena Grupo de Estudo"Territórios Híbridos", que reune estudos sobre "Zonas de Resistência na arte contemporânea" e estudos e desenvolvimento de poéticas digitais no "Laboratório deExperimentação Eletrônico Digital - LEED". Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Pós-Doutorado em Poéticas Digitais (ECA/USP). Atualmente éprofessora adjunto da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA). Professora do Mestrado em Artes do ICA.Membro do Conselho Acadêmico e Editorial da Revista Eletrônica Art& (http://www.revista.art.br) e da Revista Concinnitas (http://www.concinnitas.uerj.br/)

Referências

ANDERS, Peter. “Ciberespaço antrópico: definição do espaço eletrônico a partir das leis fundamentais”.In DOMINGUES, Diana (org.). Arte e Vida no século XXI: Tecnologia, Ciência e Criatividade. São Paulo: UNESP, 2003.

ANDERS, Peter.Toward an architecture of mind. CAiiA-STAR Symposium: 'Extreme parameters. New dimensions of interactivity' (11-12 july 2001) http://www.uoc.edu/artnodes/eng/art/anders0302/anders0302.html

BEIGUELMAN, G. Admirável mundo cíbrido. 2004 Disponível em: https://www.academia.edu/3003787/Admiravel_mundo_Cibrido

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos; conflitos multiculturais da globalização/ Néstor Garcia Canclini. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

DELEUZE, Gille. Mil Platôs. Rio de Janeiro. Editora 34. 1988-1989

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O anti-Édipo - capitalismo e esquizofrenia. Lisboa.: Editora Assírio & Alvim. 1997.

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 646 p. (Coleção Todas as Artes)

FOREST, Fred. Manifesto sobre a estética da comunicação. 1984. http://www.webnetmuseum.org/html

GUATARRI, Félix. Micropolítica do fascismo. in: Revolução molecular: pulsões políticas do desejo. 2a. Edição. São Paulo: Editora Brasilienses. 1985.

GUATARRI, Félix. Caosmose – um novo paradigma estético. 1a.edição. Rio de Janeiro: Editora 34.1993.

KAPROW, Allan. A educação do Artista Parte 1. Capa v. 1, n. 4 (2003) https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42641/29501 (1971)

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto / Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial (p. 4). Edipro. Edição do Kindle. Schwab, Klaus A Quarta Revolução Industrial [livro eletrônico] / Klaus Schwab ; tradução Daniel Moreira Miranda. – São Paulo : Edipro, 2019. 3,7 Mb ; e-pub. 2016 of the Brazilian Portuguese

by Edipro.

RABELLO, Rafaelle R. Ecossistemas Cíbridos: Interatividade, Interface, Ubiquidade. In: Anais do 22o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Belém: 2013, p. 2308 - 2323.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Sampaio, V. (2023). MÁQUINA DE GUERRA E DOS DESEJOS. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 214–226. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48443

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art