LABDESIGN

projetos enredados na complexidade contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Design e cultura, tecnologia e multidisciplinaridade, experiência colaborativa

Resumo

A pluralidade do contemporâneo está enredada na compreensão das situações pós pandemia que tratam das inconstâncias e complexidades subjetivas, sociais e tecnológicas. Nesse contexto surgem os projetos do grupo de pesquisa LABDESIGN do Instituto Mauá de Tecnologia. As pesquisas buscam reconhecer processos criativos tradicionais e contemporâneos, para compreender as estruturas de produção e vislumbrar propostas e discussões de inovação e sustentabilidade, além de pensar projetos voltados para o futuro, articulados com a experiência. Apresentam-se aqui os projetos de 2022, que estão enredados
nas linhas do grupo de pesquisa: design para cultura e inovação e design e experiência, a saber, Entre derivas: Design e território; Design para Wearables Inteligentes: conectividade e sociabilidade e Design e IOT: um estudo para anúncios interativos em Internet das Coisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agda Carvalho, Instituto Mauá de Tecnologia

Artista Visual. Pós Doutora em Humanidades Digitais no Media Lab – UFG. Pós-Doutora em Artes -
UNESP. Doutora em Ciências da Comunicação - Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em
Artes Visuais - Instituto de Artes da UNESP. Docente e pesquisadora no Instituto Mauá de Tecnologia
onde Lidera o Grupo de Pesquisa LabDesign: processos criativos, experiência. Participa do Grupo de
Pesquisa GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia,
UNESP. Desenvolve pesquisas e projetos que tratam do Design/Arte, Design/cultura e
Design/corpo/tecnologia.

Everaldo Pereira, Instituto Mauá de Tecnologia

Doutor em Comunicação Social, linha de Pesquisa em Comunicação Institucional e Mercadológica,
Mestre em Comunicação Social, linha de pesquisa em Processos Comunicacionais, Comunicação de
Mercado, especialista em Planejamento, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade
Metodista de São Paulo, Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da Universidade Nove de Julho,
membro dos grupos de pesquisa “Da Compreensão como Método”, da UMESP, e do “LabDesign”, da
Mauá, pesquisador associado ao Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da
Comunicação, com experiência nas áreas de Marketing, Design e Comunicação.

Referências

AKSU, Hydayet, et al. Advertising in the IoT Era: Vision and Challenges. Department of Electrical and Computer Engineering Florida International University, Miami, FL, USA. Recurso digital. arXiv, v1, 31 Jan 2018. ISSN 1802.04102. Disponível em https://arxiv.org/abs/1802.04102. Acesso em 20.01.2022

CARVALHO, Agda et al .Wearable HIFA: Materialidade e Interatividade Anais do 7o Congresso internacional de arte, ciência e tecnologia: Seminário de Artes Digitais. 1. ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2022.(In press)

DRESCH, Aline. Design Science Research. Porto Alegre: Bookman, 1996.

FRAILE, Marcelo Narvaez et. al. Biomímesis: El Camino hacia un Diseño Eficiente. Compilado por Marcelo Fraile Narvaez; editado por Marcelo Fraile Narvaez. 1a ed. compendiada. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Marcelo Alejandro Fraile. Libro digital, 2019. PDF Archivo Digital: descarga y online.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. Vol. 2. São Paulo: WMP Martins Fontes, 2012.

INNIS, Harold A. O viés da comunicação. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011.

JÉGOU, François; MANZINI, Ezio. Collaborative services: social innovation and design for sustainability. Milano: Edizioni Polidesign, 2008.

LUPTON, Ellen. Graphic Design Thinking: Beyond Brainstorming. Princeton Arhitectural Press, 2011.

MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MALDONADO, Carlos. la complejidad humana consiste en un entramado de tiempos. Cinta de Moebio. Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, 2022. v.73, 14–23. Disponíbel em https://cintademoebio.uchile.cl/index.php/CDM/article/view/66683

PEREIRA, Everaldo et al Comunicação, design e tecnologia: perspectivas e desafios da IoT como mídia para anúncios interativos In: Intercom, 2022, Anais do 45o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 5 a 9 de outubro de 2022, E [recurso eletrônico]: Ciências da Comunicação contra a Desinformação / organizado por Giovandro Marcus Ferreira, Maria do Carmo Silva Barbosa e Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo; [realização Intercom e UFPB] - São Paulo: Intercom, 2022.

SALLES,Cecília Almeida. Processos e criação em grupo. Diálogos. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2022.

WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. S. Paulo: Cultrix, 1993.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Carvalho, A., & Pereira, E. (2023). LABDESIGN: projetos enredados na complexidade contemporânea. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 93–106. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48430

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art