BICICLET@RTE: VERBOCIDADE INTERATIVA
Do planejamento ao protótipo de uma bicicleta que gera energia e projeta audiovisualidades a partir da interação corpórea
Palavras-chave:
arte e tecnologia, interatividade, verbivocovisualidadeResumo
O presente artigo trata da concepção e discussão da obra Bicicle@rte: Verbocidade Interativa
(2022), concebida como experimento de prática artística em uma pesquisa que investiga
questões relacionadas à percepção e aspectos emocionais da interação corpórea em obras de
arte tecnológica com poética verbivocovisual e suas perspectivas interativas, sob a
sustentação dos conceitos de corporeidade de Maurice Merleau Ponty, das affordances de
James Gibson, da enação de Francisco Varella e das interfaces afetivas apoiadas na
fenomenologia da cibercepção de Cleomar Rocha. São feitas considerações sobre a
possibilidade do artefato com tais características e agenciamentos, proporcionar
desdobramentos entrópicos e aleatórios que estariam fora do controle, do roteiro da
composição e da intencionalidade do autor, com variáveis que podem extrapolar as
possibilidades de combinações da mensagem ou estética artistíca e que seriam construídas
de maneira singular e individualizas em um determinado momento, de acordo com o interator
e suas características pessoais.
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Referências
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