LUTAS PELA DECOLONIZAÇÃO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO

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Resumo

A América Latina - e especialmente o Brasil - está condenada ao colonialismo cultural há séculos, embora tenhamos uma história de constantes lutas pela emancipação, liberdade de criação e busca de reconhecimento internacional. No Brasil, podemos construir nossa história da arte a partir das lutas artísticas em busca da decolonialidade e assim instituir nossa cronologia sem nos submetermos a classificações e tipologias europeias. Faço com meus alunos, como um exercício, rastrearem a nossa História da Arte do ponto de vista da Descolonização/Decolonização1 desde o início do século XX. Cada
movimento descolonial da Arte no Brasil gerou abordagens metodológicas direcionadas ao seu ensino.

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Biografia do Autor

Ana Mae Barbosa, Universidade de São Paulo - USP; Universidade Anhembi Morumbi

Possui graduação em Direito - Universidade Federal de Pernambuco (1960), mestrado em Art Education - Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education - Boston University (1978). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho , Ensino do Design, Administração de Arte, Interculturalidade,Pedagogia Visual, Estudos de Museus de Arte, Mediação Cultural e Estudos Visuais.

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Barbosa, A. M. (2023). LUTAS PELA DECOLONIZAÇÃO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 152–176. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48415

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art