Desafios da inserção das Artes Indígenas Contemporâneas na escola não indígena

Autores

Palavras-chave:

Artes Indígenas Contemporâneas; Ensino/Aprendizagem em Artes; Formação de professores; Estudos culturais.

Resumo

O ensino/aprendizagem das Artes Indígenas nas escolas não indígenas apresenta desafios de várias ordens, desde o aprendizado errôneo sobre as culturas indígenas como sendo localizadas no passado remoto, até o desconhecimento de sua presença ancestral e o preconceito sobre acatar o fato de que há outras culturas diferentes da dominante tão importantes quanto estas. Considerando que há material disponível para a construção de conhecimentos sobre as Artes Indígenas Contemporâneas - AIC, ainda que esparso, são apresentados depoimentos de artistas indígenas e feita discussão sobre que outras fontes são essenciais de serem buscadas para que essa construção aconteça. Pretende-se levantar questões para discussões sobre o tema, a partir da abordagem de artistas e pesquisador@s que tratam, por algum viés, das questões a ele inerentes ou que o tangenciam em algum ponto.

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Biografia do Autor

Lucia Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Belas Artes, Mestre em Educação (UFMG), Doutora em Artes (USP). Professora Titular da EBA/UFMG, atuando na pós-graduação, com ênfase em Ensino/Aprendizagem em Artes e diversidade. Editora da Revista CLEA com Dora Águila (Chile). Líder do Grupo de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (CNPq).

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Pimentel, L. (2022). Desafios da inserção das Artes Indígenas Contemporâneas na escola não indígena. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(2), 105–120. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/44392

Edição

Seção

Dossiê: Arte Indígena Contemporânea