Educação museal e ações curatoriais contemporâneas:
uma reflexão sobre as exposições de longa duração da Pinacoteca de São Paulo
Resumo
O texto reflete sobre duas experiências de reformulação da exposição de longa duração da coleção de arte da Pinacoteca de São Paulo ocorridas em 2011 e 2020, tendo como pano de fundo as transformações da arte e da ação curatorial, e suas relações com as conceituações, ações e percepções da educação museal.
Downloads
Referências
Andréa Costa, Fernanda Castro, Milene Chiovatto, Ozias Soares. Educação Museal. In: Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Pg. 73 e 74
Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo, guia de visitação / coordenação editorial Júlia Souza Ayerbe ; coordenação editorial e textos Valéria Piccoli e Giancarlo Hannud. 2. ed. São Paulo : Pinacoteca do Estado, 2013. Pg. 51
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Definição de curadoria: os caminhos do enquadramento, tratamento e extroversão da herança patrimonial. In: Caderno de diretrizes museológicas 2. Tradução . Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura, Superintendência de Museus, 2008. Acesso em: 07 jul. 2022.
CHIOVATTO, Milene. CECA-ICOM: suas raízes, historias, atividades e dilemas contemporâneos. In: Anais do Museu Histórico Nacional, v. 52 (2020), Rio de Janeiro. Pg. 70 a 75.
CHIOVATTO, Milene. Educação museal e a definição de museu: construindo conceitos. In: Cadernos Flacso Brasil, Número 16, Museus e Educação, Renata Montechiare e Gleyce Kelly Heitor (Orgs). pg. 33 a 37.
CHIOVATTO, Milene. In Defense of Museum Education. In: Defining the museum: challenges and compromises of the 21st century. ICOFOM Study series, vol. 48-2, 2020.
Dicionário Etimológico: etimologia e origem das palavras. © 2008 - 2019 7Graus. Em: https://www.dicionarioetimologico.com.br/educar/ Acessado em: 16 de julho de 2019.
FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto; DAFLON, Veronica Toste; VENTURINI, Anna. Ação Afirmativa: História, Conceito e Debates. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018.
FREIRE, Paulo. A educação é um ato político. In: Cadernos de ciência 24 – Educação. Julho/ agosto/setembro. INEP. 1991, pg. 20
HEIN, George. Museum Education. In: S. MacDonald (editor), A Companion to Museum Studies, Oxford: Blackwell Pub., 2006, Chapter 20. Pg. 345.
HOOPER-GREENHILL, Eilean (Ed.). The educational role of the museum. Londres; Nova York: Routledge, 1994.
ITAPARICA, André Luís Mota. Resenha Nietzsche e a Educação. In: Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Ano IV, Nº 7, jul./dez. Dossiê Temático: Língua, Discurso e Enunciação. 2006.
LARROSA, Jorge. Nietzsche e a Educação. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2004. Col. Pensadores e Educação.
LORENTE, J. Pedro. Reflections on Critical Museology: Inside and Outside Museums (Museums in Focus). Routledge, 2022.
MESQUITA, Ivo. Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo, guia de visitação / coordenação editorial Júlia Souza Ayerbe; coordenação editorial e textos Valéria Piccoli e Giancarlo Hannud. 2. ed. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2013. Pg. 6 e 7.
O’NEILL, Paul. A virada curatorial: da prática ao discurso. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, jan-jun, 2020; V.25; N.43
PRIMO, Judite. Museologia e Patrimônio: Documentos Fundamentais – Organização e Apresentação. Cadernos de Sociomuseologia/ nº 15, Declaração de Santiago do Chile 1972 Mesa-Redonda de Santiago do Chile - ICOM, 1972 Págs.95-104; ULHT, 1999; Lisboa, Portugal. Tradução: Marcelo M. Araújo e Maria Cristina Bruno.
SOTHEBY’S Institute of Art. Trends in contemporary curating. https://www.sothebysinstitute.com/news-and-events/news/trends-in-contemporary-curating. Acessado em junho 2022.
TYŻLIK-CARVER, Magda. A genealogy of posthuman curating. Issue 1/2017 - The Post-Curatorial Turn. https://www.springerin.at/en/2017/1/kuratorin-kuratieren-das-kuratorische-nicht-nur-kunst-kuratieren/. Acessado em junho 2022.
VARINE-BOHAN, Hughes de. Museus e Desenvolvimento Social: um balanço crítico. In: Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento: propostas e reflexões museológicas / coordenação, Maria Cristina Oliveira Bruno, Katina Regina Felipini Neves. – São Cristóvão: Museu de Arqueologia de Xingó, 2008.
VOLZ, Jochen. Pinacoteca: acervo - guia de visitação / coordenação Valéria Piccoli; assistência curatorial Yuri Quevedo; textos José Augusto Ribeiro [et al.]. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2020. Pg. 6 e 7.
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/acoes-afirmativas.htm#:~:text=A%C3%A7%C3%B5es%20afirmativas%20s%C3%A3o%20pol%C3%ADticas%20p%C3%BAblicas,privadas%20do%20acesso%20a%20oportunidades. Acessado em junho 2022.