Tecnologia e ciência no gabinete de curiosidades

Autores

  • Rosa Amélia Barbosa Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marilda Lopes Pinheiro Queluz Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

Neste artigo procuramos refletir sobre as relações entre arte, ciência e tecnologia materializadas na obra O Gabinete de Curiosidades (2017), de Rosana Paulino. Esta artista visual paulistana apropria-se de elementos da cultura material hegemônica, subvertendo os códigos técnicos, no sentido usado por Feenberg (2010), para construir narrativas múltiplas e olhares críticos. Buscamos compreender os discursos tramados na obra pelos arranjos e artefatos que compõem os expositores/vitrines. Rosana Paulino interroga a neutralidade da ciência e da tecnologia, evidenciando as disputas de poder e o racismo presentes nessas práticas sociais. Subjacente à análise trabalharemos a partir de Bal (2016) o jogo estético e político que remete às várias temporalidades imbricadas nos gabinetes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Amélia Barbosa, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no IFSP, Campus Avançado Ilha Solteira. Graduação em Educação Artística/Artes Visuais (2006) e em Pedagogia (2014). Mestrado em Educação (UFU, 2016) e Doutorado em Tecnologia e Sociedade (UTFPR, 2022). Pesquisa sobre as relações raciais, visualidades, culturas, branquitude e política com ênfase nas lutas antirracistas e antissexistas. Integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFSP (NEABI/IFSP) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP (NUGS) e Pesquisadora Associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em História Social (UFPR), graduada em História (UFPR) e em Educação Artística/Desenho (UFPR)

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Barbosa, R. A., & Lopes Pinheiro Queluz, M. . (2022). Tecnologia e ciência no gabinete de curiosidades. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(2), 229–246. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/39866