gravuras, desenhos de Tarsila do Amaral

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Palavras-chave:

Gravuras, Desenhos, Tarsila do Amaral, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Reflectografia no Infravermelho

Resumo

Um conjunto de nove gravuras incorporado ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo no ano de 1998, por doação do Banco Central do Brasil, levanta questões sobre a circulação e a apropriação da obra de Tarsila do Amaral no país. Neste artigo, recuperamos a procedência das obras do álbum Tarsila: gravuras (1971) e da serigrafia Louvor à natureza (s.d.); discutimos os aspectos técnicos dessas obras, situando-as no âmbito da produção de gravuras de Tarsila do Amaral e aproximando-as dos desenhos da artista; e, por fim, desenvolvemos novas análises sobre as obras a partir das imagens geradas pelo exame de Reflectografia no Infravermelho. Nesse sentido, o objetivo é contribuir para a conservação da história dessas obras, ressignificando a sua interpretação.

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Biografia do Autor

Michele Bete Petry, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), graduação em Letras - Língua Francesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é pós-doutoranda da Universidade de São Paulo e professora substituta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte.

Marcia de Almeida Rizzutto, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de Sao Paulo (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Física Aplicada , com ênfase em Física Nuclear Aplicada com Aceleradores, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise com feixes iônicos PIXE, PIGE, Ionluminescência. Trabalha atualmente no tema Arqueometria no estudo e caracterização de objetos de arte e do patrimônio cultural utilizando técnicas não destrutivas com Feixes Iônicos, Fluorescência de Raios X, Raman, FTIR e Imageamento. Desenvolve projetos de pesquisa com os Museus da Universidade de São Paulo e Museus de São Paulo como Pinacoteca, FAAP, MASP, Casa Portinari, etc.

Pedro Herzilio Ottoni Viviani de Campos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2010) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Física Aplicada ao estudo do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural, com ênfase em técnicas portáteis e não destrutivas: XRF (Fluorescência de Raio-X), MA-XRF (macro mapeamento por Fluorescência de Raio-X). Imageamento (Reflectografia no Infravermelho, Radiografia, Fotografia com Luz: Ultravioleta, Rasante e Visível), XRD (Difração de Raio-X), espectroscopia Raman e FTIR (no Infravermelho por Transformada de Fourier), além técnica PIXE (Emissão de Raio s X induzido por Partículas). Fotógrafo profissional.

Referências

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Bete Petry, M., de Almeida Rizzutto, M., & Herzilio Ottoni Viviani de Campos, P. (2022). gravuras, desenhos de Tarsila do Amaral. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(2), 286–313. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/39712