As ideias de Herbert Read:
uma educação pela paz
Palavras-chave:
Educação pela Arte, Estética, Educação pela PazResumo
O artigo apresenta as ideias e os princípios do esteta, historiador e crítico de arte inglês Herbert Read, que foram originalmente publicados na obra Educação pela Arte, em 1943. Para delinear a sua pesquisa, Read aplicou referências da psicologia, fisiologia e filosofia da educação, as quais embasaram o seu objetivo de investigar sobre as contribuições da expressão artística para a educação. Ao longo do processo, diversos desenhos infantis foram coletados em escolas inglesas. Para proceder com a análise desse material, foi elaborado um método que possibilitou relacionar os tipos psicológicos com a expressão artística, tomando como base os desenhos das crianças. Os resultados alcançados sustentaram a defesa de que a expressão e a apreciação da arte seriam importantes para a adaptação dos tipos psicológicos individuais ao contexto social; e, que ambas deveriam ser favorecidas pela escola visando o desenvolvimento da sensibilidade e do respeito ao outro via a promoção da educação estética.
Downloads
Referências
BASIL, Taylor. Obituário. The Burlington Magazine, vol. 110, n. 785, pp. 462-465, 1968.
BURROW, Trigant. The social basics of consciousness. Londres: [s.n], 1927.
BURROW, Trigant. The structure of insanity. Londres: [s.n.], 1932.
DEWEY, Jonh. Art as experience. Chicago, 1934.
DEWEY, Jonh. School and society. Chicago, 1898.
HOLMES, Edmond. What is and what might be. Londres: Constable & Co.,1911.
JAENSCH, Erich. Eidetic Imagery and typological methods of investigation. Londres: Oscar Oeser, 1930.
KRETSCHMER, Ernst. Physique and character: an investigation of the nature of constitution and the theory of temperament. Londres: DPM, 1936.
LOEWENFELD, Viktor. The nature of creative activity. Parnassus: Londres, 1939.
PAVLOV, Ivan Petrovich. Lectures on conditioned reflexes. Switzerland: International Publishers Association, 1941.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emile, or Education. Londres: Everyman, 1911.
SHELDON, The varieties of temperament. New York and Londres: Harper & brothers, 1940.