A criatividade no ensino de artes visuais:

entre a centralidade e a marginalidade

Autores

  • Vera Lúcia Penzo Fernandes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Criatividade, Ensino, Artes visuais

Resumo

É fato que, embora a criatividade seja um assunto recorrente e sempre presente no ensino de arte, temos poucas pesquisas sobre a temática. Nosso objetivo é abordar questões, teorias e pesquisas que delineiam os caminhos da criatividade no ensino de artes visuais, evidenciando a centralidade e a marginalidade do objeto de estudo. A partir de uma abordagem qualitativa, faremos um estudo exploratório, com base em revisão bibliográfica, e apresentaremos algumas reflexões que envolvem: 1) A criatividade como condição para o ensino de arte; 2) O que dizem as pesquisas sobre a criatividade no ensino de arte: revisitando o estado da arte; e 3) Os desafios de desenvolver a criatividade no ensino de artes visuais: currículo e formação de professores.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Penzo Fernandes, V. L. (2021). A criatividade no ensino de artes visuais: : entre a centralidade e a marginalidade. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(1), 109–126. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/38974

Edição

Seção

Dossiê 50 anos - Jornal Arte&Educação