Por uma Universidade pública e livre:

olhares para a imprensa estudantil universitária (UFRGS – 1981-1982)

Autores

  • Dóris Bittencourt Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Helena Camara Bastos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

artefatos culturais, impressos estudantis, cultura escrita, Universidade

Resumo

Tomando os impressos estudantis como “artefatos culturais” e significativos como documentos para a construção de uma história da cultura escrita e da história da educação, o foco desse artigo são as narrativas dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que, por meio da produção de periódicos, valem-se da cultura escrita como modo de expressão discursiva diante de fortes acontecimentos que marcaram suas vivências acadêmicas, em 1981 e 1982. Estamos a falar de uma geração que vive a Universidade em um período de abertura política no Brasil, que se vale da imprensa estudantil como porta voz de seus anseios por uma Universidade livre, democrática e gratuita, defendendo suas posições, sobretudo políticas.  Consideramos a imprensa estudantil como um produto da cultura universitária, como um modo de fazer eco a suas vozes, de amplificar, por meio da escrita, suas posições, sobretudo políticas, diretamente identificadas às experiências acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dóris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada II de História da Educação da Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Educação/UFRGS; Coordenadora do Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/UFRGS; Editora da Revista História da Educação.

Maria Helena Camara Bastos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Helena Camara Bastos. Professora Titular em História da Educação da Faculdade de Educação da UFRGS (aposentada); Pesquisadora do CNPq; Editora Associada da Revista Brasileira de Educação/Anped (2020-2022); Integra o grupo de pesquisa TRANSFOPRESS Brasil –Imprensa em língua estrangeira entre identidade e alteridade (Cnpq - TRANSFOPRESS Brasil, coordenado por Valéria Guimarães e Tania De Luca (UNESP).

Referências

ALMEIDA, Doris Bittencourt e GRIMALDI, Lucas. Entre gestos de guardar e atos de testemunhar: o Arquivo de memórias da Faculdade de Educação/UFRGS. Educação em Revista, v.36, 2020.

BASTOS, Maria Helena Camara. Impressos e Cultura escolar: percursos da pesquisa sobre a imprensa estudantil no Brasil. In: HERNANDEZ DIAZ, José Maria (Org.) La prensa pedagógica de los escolares y estudiantes. Su contribución al patrimonio histórico educativo. Salamanca/ES: Ediciones da Universidad de Salamanca, p.21-43.

BASTOS, M. H. C.; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Um protocolo para a pesquisa em História da Educação: espaços, sujeitos e circulação. Revista Educação e Cidadania, v. 12, p. 24-43, 2015.

BORTOT, Ivanir José e GUIMARÃENS, Rafael. Abaixo a Repressão! Movimento Estudantil e as Liberdades Democráticas. Porto Alegre: Libretos, 2008.

BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003

CASTILLO GÓMEZ, Antonio. “Aqui lo hallaran com toda verdade”. Diários personales em la España del Siglo de Oro. In. VASCONCELLOS, Maria Celi Chaves, CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; VICENTINI, Paula Perin (Org.). (Auto) biografia, literatura e história. Curitiba: CRV, 2014.

CATANI, Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Camara. (1997). Apresentação. In: CATANI, Denice Bárbara; BASTOS; Maria Helena Camara (Orgs.). Educação em revista. A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, pp. 5-10.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.

CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: UNESP, 2004.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Acervos Escolares no Tempo Presente. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n.47, p.293-296, set./dez. 2015.

CUNHA, Maria Teresa S. DES(ARQUIVAR): Arquivos pessoais e ego-documentos no Tempo Presente. Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.

DE LUCA, Tania. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINKI, Carla Bassanezi (Org.) Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, p. 111-153

MARIANI, Bethania Sampaio Correa. Os primórdios da imprensa no Brasil (ou: de como o discurso jornalístico constrói memória). In. ORLANDINI, Eni (org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993, Pp 31-42.

NÓVOA, Antonio S. A Imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice Bárbara; BASTOS; Maria Helena Camara (Orgs.). Educação em revista. A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras,1997. Pp 11-31.

PELEGRINI, Sandra A UNE nos anos 60 – utopias e práticas políticas no Brasil. Londrina: Ed. UEL, 1998. p. 114

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Bittencourt Almeida, D. ., & Camara Bastos, M. H. (2021). Por uma Universidade pública e livre:: olhares para a imprensa estudantil universitária (UFRGS – 1981-1982). Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(1), 43–61. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/38972

Edição

Seção

Dossiê 50 anos - Jornal Arte&Educação