UNA VARIEDAD (CASI) INFINITA

REPRESENTACIONES FEMENINAS EN TEXTOS PROMOCIONALES DE LEMCO 1880-1910

Autores

  • Cecilia Molinari Universidade de la República

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v19i2.35486

Palavras-chave:

Discurso publicitario y género. Publicidad de productos de la química aplicada. Liebig Extract of Meat Factory. Semiótica social. Recontextualización.

Resumo

No final do século XIX, as propagandas de produtos de higiene e nutrição multiplicaram-se de forma vertiginosa com a produção de novos e "revolucionários" produtos, como o emblemático "extrato de carne". Fortemente voltados para mulheres como consumidoras, esses anúncios não apenas promovem uma marca, mas também (re) produzem identidades. Neste artigo, analiso a partir de uma perspectiva sócio-semiótica como o extrato de Liebig da publicidade na mídia impressa recontextualiza identidades de gênero díspares à primeira vista que, no entanto, constituem diferentes facetas de uma identidade em evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Molinari, Universidade de la República

Professora Assistente na Universidade de la República, Montevideo, Uruguay.

Referências

Amalancei, B. (2012). Argutie et publicité. The scientific Journal of Humanistic Studies, 7(Year 4, No7), 208-214.

Boréus, K., & Bergström, G. (Eds.). (2017). Analysing text and discourse. Eight approaches for the Social Sciences. London: Sage.

Brock, W. (1997). Justus von Liebig. The chemical gatekeeper. Cambridge: Cambridge University Press.

Ciarlo, D. (2011). Advertising Empire. Race and visual culture in Imperial Germany. Cambridge, Mass & London: Harvard University Press.

Cook, G. (1996). The discourse of advertising. London: Routledge. Bartholomew, M. (2007). Advertising in the Garden of Eden. Buff. L. Rev., 55, 737.

Danesi, M. (2013). Encyclopedia of media and communication. University of Toronto Press.

Finlay, M. R. (1992). Quackery and cookery: Justus von Liebig's extract of meat and the theory of nutrition in the Victorian age. Bulletin of the History of Medicine, 66(3), 404. Caldas-Coulthard, C. R. (2008). Body branded: Multimodal identities in tourism advertising. Journal of language and politics, 7(3), 451-470.

Goffman, E. (1956). The presentation of self in everyday life. In. Edinburgh: University of Edinburgh.

Hobsbawm, E. (1987). Age of Empire: 1875-1914. New York: Random House.

Hogarth, W. (1753). The analysis of beauty: Written with a view of fixing the fluctuating ideas of taste. Georg Olms Verlag. Disponible en https://archiv.ub.uni-heidelberg.de/artdok/1217/1/Davis_Fontes52.pdf acceso 22/11/2020.

Jones, R. H., Chik, A., & Hafner, C. A. (2015). Discourse and Digital Practices: Doing Discourse Analysis in the Digital Age: Routledge.

Koll-Stobbe, A. (1994). Message merchants: cognitive aspects of advertising cultural discourse. Linguistica, XXVIII(3-4), 385-398.

Liebig, J. (1859). Familiar letters on chemistry: in its relations to physiology, dietetics, agriculture, commerce, and political economy: Walton and Maberly.

Loeb, L. A. (1994). Consuming Angels: Advertising and Victorian Women: Oxford University Press New York.Coleman, S., & Ross, K. (2010). The media and the public. London: Blackwell.

Matheson, D. (2005). Media discourses. Analysing media texts. London: Open University Press.

Morgan, S. (2007). A Victorian woman's place: public culture in the nineteenth century (Vol. 40): IB Tauris.

Schudson, M. (2000). Advertising as Capitalist Realism. Advertising & Society Review, 1(1).

Taylor, M. (1892). Letters to a young housekeeper. London: Sampson Low, Marston, & Co.

Wicke, J. (1988). Advertising fictions: literature, advertisement & social reading. New York: Columbia University Press.

Williams, G. (2018). Politics and Aesthetics of the Female Form, 1908-1918: Springer.

Wodak, R., & Meyer, M. (Eds.). (2009). Methods for critical discourse analysis. London: Sage.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Molinari, C. (2020). UNA VARIEDAD (CASI) INFINITA: REPRESENTACIONES FEMENINAS EN TEXTOS PROMOCIONALES DE LEMCO 1880-1910. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 19(2), 159–170. https://doi.org/10.26512/vis.v19i2.35486

Edição

Seção

Artigos